“Valorizar as pessoas e ter paixão pelo que faz é a receita do crescimento da Lisaruth”, afirma Elisa Bertram

Sócia-proprietária da empresa, empreendedora foi a painelista da primeira edição de 2022 do Café Empresarial da ACI

O primeiro Café Empresarial do ano trouxe a vivência da empreendedora Elisa Bertram, sócia-proprietária da Lisaruth Delícias Caseiras. Promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz, em parceria com o Núcleo de Mulheres Empreendedoras da entidade, o evento ocorreu na manhã de terça-feira (22), no auditório 2 da ACI, em formato híbrido, com a presença  de mais de 30 participantes e transmissão pelas plataformas do Youtube e Facebook  da entidade.

Foto: Lauri Pretzel

Ter paixão pelo que faz e saber se relacionar com as pessoas são habilidades que a empreendedora Elisa Bertram atribui como diferenciais para a trajetória de crescimento da Lisaruth, em mais de duas décadas de atuação. Formada em Gastronomia na UNISC, a empresária revela que o negócio começou de forma despretensiosa.  “No começo, nem era  uma padaria, mas sim um pequeno local onde  eu e a mãe fazíamos pães, cucas e bolos para vender aos vizinhos”.

Sem ter grandes expectativas ou projetos ambiciosos de crescimento, a empresa foi se desenvolvendo aos poucos, contando unicamente com o trabalho da família. “Um passo de cada vez”, como frisa Elisa, “sem fazer dívidas maiores do que poderíamos pagar”.  Fundada em 1998, a primeira funcionária da Lisaruth foi contratada somente dois anos depois.

Aos poucos, o pai e os irmãos – Leila, Mathias e Julio –  foram se inserindo na empresa e toda a família passou a atuar no negócio.  No começo, ajudando em todas as atividades, hoje, cada um atua na área que mais tem afinidade.  “São saberes e talentos diferentes que se somaram para fazer a empresa dar certo”, revela Elisa. Hoje, a Lisaruth conta com 1.300 metros de área construída, 75 colaboradores e um mix de 320 produtos.

A pandemia foi um dos momentos mais desafiantes da empresa, mas também o de maior aprendizado e inovação. “Passamos de 1.200 atendimentos dia para menos de 90. Na época tínhamos 92 colaboradores contratados”, lembra a empreendedora. Para manter a empresa em pé e preservar empregos surgiram muitas ideias:   a elaboração de refeições  para atender os caminhoneiros – uma inovação que permanece na empresa – a venda dos produtos da horta na Quitanda, a comercialização de lanches no sistema  de “drive thru”,  além do aperfeiçoamento das receitas e cardápios.  “Criamos um banco de horas e passamos a atender até aos domingos. Não foi possível evitar desligamentos, mas os impactos foram bem mais reduzidos”.

Foto: Lauri Pretzel

Sustentabilidade – A cultura da empresa de valorizar as pessoas e principalmente a família, que representa base do negócio, também se reflete no respeito ao meio ambiente. Desde o início de suas atividades a Lisaruth  investe na separação do lixo. Os resíduos produzidos, depois de processados, viram adubo que é utilizado na horta, de onde vêm muitos dos alimentos orgânicos usados na preparo dos cardápios. O excedente é vendido na Quitanda do Nestor, um negócio junto à empresa administrado pelo pai de Elisa, que dá nome ao estabelecimento. A empresa também tem uma estação para o tratamento de esgoto. “Os custos são elevados, mas estamos cumprindo o nosso compromisso com a sustentabilidade do planeta”.

Networking – Um dos mais tradicionais eventos de networking da ACI, o Café Empresarial está há mais de uma década na programação da entidade.  Nesta primeira edição do ano, os convidados foram recepcionados com um café da manhã e depois participaram de uma dinâmica de troca de cartões, conduzida pela diretora do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da entidade, Niceia Wünsch.

O presidente da ACI, Cesar Cechinato, falou na abertura do evento sobre a felicidade de realizar o Café  Empresarial de forma presencial, após dois anos de pandemia, agora em formato híbrido, com transmissão online.   Frisou também a decisão de trazer para o evento exemplos inspiradores de empreendedores locais e regionais e seus cases de sucesso.

A Diretora de Micro e Pequenas Empresas da entidade, Ieda Bavaresco Machado, também fez uso da palavra.   O evento contou ainda com a participação de integrantes da diretora e do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da ACI.

São patrocinadores do Café Empresarial o Banco de Desenvolvimento Regional do Extremo Sul (BRDE), Universidade de Santa Cruz (UNISC), Unimed, Cindapa, Borba Imóveis, Lisaruth e o Grupo Gazeta de Comunicações.