Trajetória de 152 anos do Colégio Mauá no município é tema do Café Empresarial

Diretor Nestor Raschen será o palestrante

A próxima edição do Café Empresarial traz a história de uma das mais tradicionais instituições de ensino de Santa Cruz do Sul: o Colégio Mauá. Com 152 anos de atuação na área educacional, a escola é uma referência no município e no Estado pela inovação e qualidade de sua proposta pedagógica. O relato desta trajetória vencedora será apresentado pelo diretor do Colégio Mauá, Nestor Raschen. Promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz, o evento ocorre no dia 1º de novembro, às 8h da manhã, no auditório 2 da entidade.

O Café Empresarial tem como proposta apresentar cases de empreendedores locais. A ideia é valorizar essas histórias empreendedoras e inspirar pelo exemplo.  Serão moderadores nesta edição os diretores da ACI, Bruno César Faller, de Educação, e Betina Kipper, de Relações do Trabalho.

Graduado em Letras com especialização em Administração Escolar, Nestor Raschen atua há 42 anos no Colégio Mauá, 26 dos quais como vice-diretor e 9, à frente da direção geral do educandário. Tarefa que compartilha com o vice-diretor, Mártin Brackmann Goldmeyer, junto com o apoio de um qualificado time de profissionais da equipe pedagógica e da Sociedade Escolar de Santa Cruz – mantenedora do colégio.

Fundada em 1870, com o objetivo de levar educação de qualidade aos filhos dos imigrantes, a então Deutsche Schule foi a primeira escola de Santa Cruz do Sul. A vanguarda está no DNA da instituição, que dois anos depois abriria suas portas para receber todas as pessoas da comunidade, sem distinção de credo, etnia ou convicções políticas. Ideal comunitário que acompanhou a trajetória da escola até os dias atuais.

O colégio teve vários nomes ao longo de sua história. Em 1949, passou a se chamar Colégio Mauá, nome que preserva até os dias de hoje. Nos 152 anos de existência, o Mauá sempre primou por uma educação de excelência, tendo seu nome reconhecido pela qualidade e seriedade no desenvolvimento do seu projeto pedagógico.

Atualmente, a escola conta com 161 professores, 74 monitores e 70 auxiliares de administração.  Atende 2.175 alunos da educação infantil ao ensino médio e turno integral, em suas duas Unidades. Além das modernas instalações da escola, a instituição conta com um teatro, um ginásio de esportes e um centro de idiomas.

Networking – Um dos mais tradicionais eventos de networking da ACI, o Café Empresarial é um espaço para troca de conhecimentos e negócios. Recepcionados com um café da manhã, os convidados participam de uma dinâmica de troca de cartões e logo após assistem a apresentação da palestra. O evento é transmitido em tempo real pelas plataformas do Facebook e Youtube da ACI.

São patrocinadores BRDE, UNISC, Unimed, Cindapa, Borba Imóveis, Lisaruth e Grupo Gazeta de Comunicações.