Tá na Hora On-Line – Candidatos à Prefeitura de Santa Cruz apresentam propostas ao setor empresarial

As vésperas das eleições municipais, a Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul abriu espaço para  ouvir as propostas dos prefeituráveis  para o setor empresarial.  Os 7 candidatos à Prefeitura do município  – Alex Knak (MDB), Carlos Eurico Pereira (Novo), Frederico de Barros (PT), Helena Hermany (PP), Irton Marx (Solidariedade), Jaqueline Marques (PSD) e Mathias Bertram (PTB), acompanhados de seus vices – participaram do Tá na Hora On-line Especial, realizado na manhã da última terça-feira (10), no auditório da entidade, com transmissão pelo YouTube e Facebook.

Cada candidato se apresentou separadamente, em tempo real.  Um número limitado de  convidados, entre integrantes da diretoria da entidade e patrocinadores, acompanhou o evento, conduzido pelo presidente da ACI, Gabriel Haas de Borba. Após uma breve apresentação, o candidato respondia a  duas perguntas da diretoria, sorteadas na hora, abrangendo temas de interesse do município e dos setores empresariais. Encerrada essa etapa, fazia as considerações finais e recebia do presidente da ACI uma carta-compromisso com  demandas elencadas pela entidade para o desenvolvimento do município, com as quais se compromete, caso  seja eleito.

O documento traz 19 demandas nas áreas de gestão pública, saúde, empreendedorismo, educação, segurança, infraestrutura e cadeia produtiva do tabaco, além 11 compromissos  que o novo dirigente do município se compromete a cumprir nos próximos 4 anos.  Grande parte das propostas pedem medidas de desburocratização da gestão pública e o uso da tecnologia para agilizar os procedimentos nas diferentes áreas,   facilitando o acesso on-line, principalmente  no campo do empreendedorismo. Propõe ainda uma maior interação da gestão pública com as entidades e a comunidade, além do incremento das parcerias público-privadas.

Para Gabriel Borba, o evento atingiu o objetivo de contribuir para construção de um voto mais consciente, oferecendo aos associados da ACI e à comunidade mais uma oportunidade de conhecer as propostas dos candidatos. “Independente de quem saia vencedor nas urnas, temos a convicção de que Santa Cruz terá uma excelente administração”.

O Tá na Hora conta com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Grupo RBS,  Souza Cruz, Universidade de Santa Cruz (UNISC), JTI, Unimed e Philip Morris do Brasil.

Os temas questionados e o posicionamento dos candidatos:

 

Alex Knak (MDB) – Observatório Social e cidades inteligentes

Disse que vai implantar o Observatório Social na cidade e que pretende  ouvir a comunidade e trabalhar de forma coletiva e apartidária. Destacou  o compromisso de fazer uma gestão de diálogo e de portas abertas para discutir demandas que levem Santa Cruz para o futuro.

Com relação a ações para colocar em prática o conceito de cidade inteligente, é favor da tecnologia e pensa em usá-la para tornar a máquina pública mais eficiente.  Exemplificou  com o uso  do semáforo inteligente, que favorece à mobilidade urbana, bem como a iluminação inteligente, que oferece mais economicidade, além do uso de câmeras de monitoramento para o cercamento eletrônico. “Quando trazemos a tecnologia para o setor público estamos tornando a cidade mais segura, capaz e eficiente”. A chapa pretende investir em tecnologia para melhorar a vida do cidadão.

 

Mathias  Bertram (PTB) –  Gestão pública e empreendedorismo

Pretende diminuir a estrutura da gestão municipal, no mínimo em 2 secretarias, e também cortar o número  de cargos de confiança (CCs).  “O Poder público pode fazer mais com menos e vamos fazer”. Para isso, terá como grande aliada à tecnologia que será usada para desburocratizar a máquina pública e gerar mais agilidade. Afirmou  que vai construir parcerias  com as forças vivas da sociedade – entidades empresariais,  conselho de tecnologia, universidade e demais entidades representativas.  Ressaltou ainda as portas abertas em Brasília e os recursos – 20 milhões de reais – que estão disponíveis para o município via emenda parlamentar.

Sobre o fomento ao empreendedorismo, disse que será construído com diálogo, ouvindo todos os setores da sociedade, e com parcerias.   Pretende levar o empreendedorismo às escolas, através de bons projetos e do voluntariado.  Mencionou também a proposta de criar no município uma agência garantidora de crédito para oferecer crédito acessível aos empreendedores.

 

Carlos Eurico Pereira (Novo) –  Saúde Pública e Agronegócio

Propõe o uso da tecnologia e a da inteligência artificial para melhorar a gestão da saúde no município. Afirma que hoje não há dados nesta área e nem uma estrutura que permita compartilhá-los de forma eficiente, o que  dificulta a tomada de decisões e o planejamento de estratégias de ação. Defende que todo o município seja mapeado, identificando, por exemplo, onde estão os doentes, as principais patologias, os horários em que procuram os postos, inclusive a interligação de prontuários em hospitais e de exames em laboratórios. “Isso  tornaria gestão da saúde mais eficiente e geraria economia de muitos recursos”.  Defende ainda estratégias de saúde da família para prevenção e o uso da telemedicina.

Sobre a diversificação econômica, propõe investimentos  para levar  infraestrutura e tecnologia para o homem do campo e capacitação às novas gerações. Afirma que isso pode ser feito por meio de parcerias público- privadas e, principalmente, ouvindo o que o homem do campo precisa. Destaca que é importante diversificar, sem contudo deixar de apoiar a cadeia do tabaco, que é a principal cultura a região.

 

Jaqueline Marques (PSD) –  Turismo  e investimentos

Quer fazer de Santa Cruz uma referência em Turismo. Defende que o  Centro de Eventos de Santa Cruz – obra prevista para o Parque da Oktoberfest – será um divisor de águas nesta área, pois vai colocar a cidade na rota do turismo corporativo. “Haverá uma agenda anual de eventos, possibilitando o crescimento de novos empreendedores e a geração de empregos e negócios”. Destaca ainda as muitas oportunidades, ainda pouco aproveitadas, que podem ser desenvolvidas no município, tais  como  as cervejas artesanais, o turismo ecológico, o turismo rural e a rota gastronômica. Pretende investir em infraestrutura para potencializar e desenvolver o setor e para isso, além de investimentos, vai  estruturar a Secretaria de Turismo com profissionais técnicos.

Destaca que a gestão do prefeito Telmo Kirst  fez vários investimentos na cidade e ainda há  muitos em andamento, inclusive projetos com recursos já captados. Disse que dará continuidade a esse trabalho  e buscará ainda  mais investimentos,  por meio  da criação de um departamentos para  elaboração de projetos e captação de recursos. Entre as prioridades da chapa está a pavimentação de ruas.

 

Frederico de Barros (PT) – Educação e diversificação econômica

Defende a eleição direta dos gestores das escolas de educação infantil e a formação político e pedagógica desses  gestores. Vai designar coordenadores pedagógicos para as EMEIS com formação em Pedagogia, combater evasão escolar e garantir o atendimento a crianças e jovens com deficiência. Atuará para  a valorização dos educadores quanto ao  garantimento do piso nacional e no desenvolvimento profissional.

Propõe investimentos em inovação e tecnologia como fatores de estímulo à diversificação da economia local. “Vamos trazer para o município empresas que tenham esse foco e que sejam sustentáveis – economia verde”. Entre as propostas, destaca a instalação de uma Incubadora Social e a atenção especial aos micro e pequenos empreendedores, oferecendo  assessoria técnica do Poder Público  e linhas de crédito via Banco do Povo.

 

Helena Hermany (PP) – Transporte público e mobilidade urbana

Defende instituir uma Tarifa Inteligente que permita aos usuários do transporte coletivo usar a mesma passagem para mais de um destino, quando for na mesma direção. “Alternativas que serão construídas por meio do diálogo com  todos os  envolvidos nesse processo – empresas, usuários e comunidade – e com o assessoramento de pessoas capacitadas.”

Com relação à mobilidade urbana, destaca que sugeriu a criação de corredores para agilizar o tráfego na cidade e que pretende colocar em prática outros projetos nesta área para melhoria dos corredores de ônibus, das ruas e criação de novas rotas alternativas. Também propõe a instalação de sinaleiras inteligentes e  investimentos em ciclovias. Disse que essa área será prioritária em sua gestão para garantir a qualidade de vida das pessoas.

 

Irton Marx (Solidariedade) – Serviço Público e planejamento estratégico

Defende o separação do Rio Grande do Sul do Brasil, como caminho para romper com as “raízes imperialistas do país” e estabelecer uma nova relação com o funcionalismo público, promovendo a redução da burocracia e a valorização dos servidores. Também defendeu a demolição de prédios velhos e a construção de novos,  mais modernos, ao invés de loteamentos.  Disse que possui investidores externos interessados em alocar recursos no município mas não citou nomes.

 

 

Fotos: Lauri  Pretzel