Tá na Hora: Estudo sobre tendências de consumo dos gaúchos revela novas oportunidades de negócios

Conhecer os cinco comportamentos atuais que vão impactar a relação entre pessoas e marcas no futuro, no mercado gaúcho. Esse foi o tema em debate na reunião-almoço Tá na Hora, realizada nesta segunda-feira (9) no restaurante do Hotel Águas Claras. Promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, o evento apresentou a empresários e autoridades do município os resultados de um estudo comportamental –  Cápsula – elaborado pelo Grupo RBS, que percorrerá várias cidades do interior do Estado até o final do ano. Marcelo Leite, Diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS, foi o palestrante do encontro.

“A medida que identificamos que existem alguns comportamentos se transformando e que  estes impactam nos negócios, procuramos entender profundamente isso e colocar essas informações à disposição de nossos clientes e do mercado, para ajudá-los  a fazer melhores estratégias  de negócios e de comunicação”, explica Marcelo Leite.  Essas tendências, segundo ele, estão se materializando e transformando comportamentos de consumo no Estado. São elas: Consumo Consciente (a preocupação do gaúcho em relação ao meio ambiente), Diversidade (a queda dos padrões demográficos e o efeito no consumo), Longevidade (a nova terceira idade e o que muda no comportamento dessa geração), Bem-Estar (motivações e consequências da preocupação em ser saudável) e Novo Urbano (espaços que estão ganhando novas definições e o reflexo disso para o mercado).

Quando os empresários começam a conhecer esses comportamentos  e, principalmente, os impactos que geram,  podem identificar novas oportunidades para o seus negócios, afirma Leite.  “Pode ser uma oportunidade de comunicação, criando uma conexão maior da marca com o seu público, ou de oferta de produtos e serviços, ou mesmo de posicionamento, mas o principal é saber o que pode fazer com isso”.

Estudo – Desenvolvido pela área de RBS Intelligence, o estudo Cápsula é utilizado como insumo para ajudar os clientes a identificarem riscos e oportunidades para suas marcas e criarem melhores estratégias de negócio.

O levantamento foi elaborado a partir de 2,3 mil entrevistas com pessoas de diferentes regiões do Estado, realizadas em janeiro e fevereiro deste ano, além de 31 entrevistas em profundidade feitas com o público de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul. Cinco entrevistas com especialistas do mercado e cinco com formadores de opinião do Grupo RBS – Maria Horn (Bem-Estar), Marina Pagno (Diversidade), Mário Corso (Longevidade), Thamires Tancredi (Consumo Consciente) e Tulio Milman (Novo Urbano) – também contribuíram para o resultado final da pesquisa.

Sobre o palestrante: Formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marcelo Leite foi professor de pós-graduação e MBA da ESPM-RS entre 2007 e 2014. Passou pelas empresas RGE e Dell. No Grupo RBS desde 2010, foi diretor-geral do Pense e diretor Comercial dos Jornais. Acumula cursos de liderança nos Estados Unidos e na China. Sua palestra terá como foco os comportamentos que estão mudando as relações sociais e de consumo no Rio Grande do Sul.

Tá na Hora – Promovido mensalmente, o Tá na Hora conta com o patrocínio da JTI, Grupo RBS, Unimed, Universal Leaf, BRDE, Unisc, Souza Cruz e City Car Alguel de Veículos.