Tá na Hora: Em evento online administração municipal apresenta as realizações dos 100 dias de governo

Intensificar as parcerias com o setor privado e desburocratizar a máquina pública são algumas das ações que a atual administração municipal já está colocando em prática em Santa Cruz do Sul. Na noite de terça-feira (4), a prefeita do município, Helena Hermany, e o vice, Elstor Desbessell, apresentaram as principais realizações dos cem dias de governo a empresários e comunidade no Tá na Hora Online.

Promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) do município, no encontro virtual, conduzido pelo presidente da entidade, Gabriel Haas de Borba, a prefeita anunciou também a vinda de novos investimentos e a decisão de vender o Quiosque da Praça e o prédio da administração municipal onde está instalada a Secretaria da Fazenda, localizado na esquina das ruas Borges de Medeiros e Tenente Coronel Brito. Transmitido em tempo real pelas plataformas o YouTube e Facebook da ACI, o Tá na Hora conta com o patrocínio o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Philip Morris Brasil, Unimed,  BAT Brasil,  Universidade de Santa Cruz (UNISC) e Jti.

A apresentação mostrou as metas de cada secretaria e o que foi realizado até agora. Trabalhar  de forma integrada com os demais poderes, os setores representativos da comunidade e a iniciativa privada é o objetivo da atual administração. A prefeita destacou a importância das parcerias público-privadas no processo de aceleração de desenvolvimento do município, reforçando também o forte comprometimento de sua gestão com o setor social. “Acredito que o desenvolvimento econômico e o social devem caminhar juntos”.

A desburocratização dos serviços públicos do município, principal reivindicação das empresas que são afetadas diretamente pela morosidade dos processos, passa pela informatização dos procedimentos para dar mais agilidade e transparência aos cidadãos. Segundo o vice-prefeito, Elstor Desbessell, já houve avanços nesta área nesses cem dias de governo. Citou as melhorias implementadas na Ouvidoria, com a nova plataforma digital, e a expedição de 340 alvarás que estavam parados na Secretaria da Fazenda, nesse período.

A informação foi comemorada pelo presidente da ACI, Gabriel Haas de Borba, que reforçou a sugestão para o município fazer a adesão à ferramenta gov.com, do governo federal, desenvolvida com a finalidade de centralizar e facilitar o acesso aos serviços públicos. “É uma forma de customizar os serviços, facilitando o acesso online, principalmente no campo do empreendedorismo”, frisou o dirigente.

Investimentos – Helena Hermany destacou também a atuação do Banco do Povo, especialmente neste difícil momento da pandemia. Além da oferta de microcrédito, foram criadas linhas de crédito e financiamento para micro e pequenos empreendedores.  Disse ainda que há articulações com os setores privados e entidades para o desenvolvimento de novos projetos voltados ao empreendedorismo.

Trabalho integrado e suprapartidário, e parcerias-públicos privadas são estratégias que vão orientar as ações do governo municipal. A intenção, de acordo com a prefeita, é captar o máximo de recursos para potencializar obras e atrair novos investimentos. Nesta linha de ação já foram confirmados nestes cem dias os empreendimentos das empresas Imec, UTC, Sacyr Concessões e outro, ainda em sigilo, totalizando a geração de mais de 800 empregos, além de tributos ao município. A participação da ACI na articulação da vinda da Sacyr para Santa Cruz foi mencionada pelo vice-prefeito como “fundamental” para a decisão da concessionária que vai administrar a RSC 287 nos próximos 30 anos.

Outra novidade anunciada no evento foi a decisão da Prefeitura de vender o Quiosque da Praça e o prédio da administração municipal onde está instalada a Secretaria da Fazenda. Segundo a prefeita Helena Hermany a administração deve focar seus esforços unicamente na gestão do município. Oferecer melhores condições de trabalho aos servidores municipais também é o objetivo desta inciativa. O governo estuda ainda passar para a administração da iniciativa privada o parque da Gruta, o restaurante do Morro da Cruz e o autódromo de Santa Cruz.

A gravação completa do evento já está disponível no canal da ACI no YouTube.