Reindustrialização e reformas são temas da 2ª Semana da Indústria de Santa Cruz

Primeira edição do evento, em 2022, foi sucesso de público
Crédito: Rodrigo Assmann

Santa Cruz do Sul se prepara para a segunda edição da Semana da Indústria. Promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) do município junto com entidades e organizações locais e estaduais, o evento ocorre nos dias 23, 24 e 25 de maio. A cerimônia de abertura, na noite de terça-feira (23), será integrada à programação do Projeto Gerir, realizado pelo Grupo Gazeta de Comunicações. “As Reformas e a Reindustrialização do Brasil” é o tema do encontro que inicia às 19h30, no auditório Memorial da Unisc.

À frente do debate três painelistas de peso, com grandes conhecimentos na área: o ex-governador do Rio Grande do Sul e presidente do Instituto Reformar de Estudos Políticos e Tributários, Germano Rigotto, atual membro do Conselho Político e Social da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e do Conselho de Estudos Nacionais e Política da Federação das Indústrias de SP (FIESP), o deputado federal Heitor Schuch, presidente da Comissão de Indústria Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados, e o presidente da Federação de Entidades Empresariais do RS (Federasul), empresário Rodrigo Sousa Costa.

Conforme o presidente da ACI, Cesar Cechinato, na primeira Semana da Indústria, em 2022, o objetivo era mostrar a importância da indústria de transformação para a região, Estado e País e denunciar o processo de desindustrialização em curso nas últimas décadas. Para a segunda edição do evento, a pauta é a reindustrialização do País e a necessidade das reformas (tributária, administrativa, entre outras) para que efetivamente ocorra. “A reindustrialização do País é um processo necessário diante da perda de relevância do Brasil na economia mundial. Há 40 anos que a economia brasileira cresce menos que a média mundial. Em 1985 a indústria de transformação representava 27 % do PIB brasileiro. Em 2018 representava apenas 11,3 % do nosso PIB. O baixo crescimento econômico do Brasil nas últimas quatro décadas coincide com a vertiginosa queda de participação da indústria de transformação no PIB,”, observa.

O dirigente destaca que igualmente relevante é o papel das reformas nesse processo, em especial a reforma tributária. O tema está na pauta do governo federal e voltará a ser discutido este ano. “Trata-se de uma bandeira antiga da ACI e das principais representações empresariais do País”.

As inscrições para palestra são gratuitas e podem ser feitas na ACI pelo fone/whatsapp (51) 3713-1400 e ou pelo portal gaz (www.gaz.br/gerir).

Tá na Hora Duplo

A programação da Semana da Indústria segue na quarta-feira (24) com uma série de painéis enfocando inovação, liderança e busca de fontes de investimentos para que as indústrias melhorem sua performance. Os encontros acontecem na parte da manhã e à tarde no Hotel Águas Claras (ver quadro). Entrada franca, mas é necessário inscrição e validação prévia junto à ACI.

Na quinta-feira (25), Dia da Indústria, acontece o encerramento com uma edição dupla da reunião-almoço Tá na Hora: às 11h30, o empresário Astor Milton Schmitt, vice-presidente do Conselho de Administração Fras Le Mobility e atual diretor de Planejamento, Economia e Estatísticas da CIC- Caxias do Sul fala sobre “Reindustrialização: um desafio brasileiro”, e às 12h30, o presidente-executivo da Dália Alimentos, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, apresenta a palestra “Os desafios da agroindústria gaúcha”, ambas no restaurante do Hotel Águas Claras.

As inscrições para a reunião-almoço podem ser feitas na Secretaria da ACI (Rua Venâncio Aires, 633 – sala 04) ao preço de R$ 90,00 para associados R$ 110,00 para não associados. Informações e reservas pelo fone/whatsapp (51) 3713-1400 ou e-mail aci@acisantacruz.org.br
O Tá Hora conta com o patrocínio BAT Brasil, BRDE, JTI, Banrisul, Philip Morris Brasil, Unimed, Universal Leaf, UNISC e Gazeta Grupo de Comunicações.

Nova edição

Idealizada pela ACI com o objetivo de valorizar a importância do setor industrial na economia do Estado e do País, a 2ª Semana da Indústria de Santa Cruz é uma realização da Federação das Indústrias do RS (Fiergs), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Federação de Entidades Empresariais do RS (Federasul), Universidade de Santa Cruz (Unisc), Sindicato das Indústrias do Vestuário de SCS (Sindivest), Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Banrisul, Origem Invest/ Safra Invest, Grupo Gazeta de Comunicações e Hotel Águas Claras.

Programação da 2ª SEMANA DA INDÚSTRIA SCS

Dia 23 de maio (terça-feira) – Auditório Memorial da UNISC

19:30 h – Painel “As Reformas e a Reindustrialização do Brasil” – Projeto Gerir
Germano Rigotto, ex-governador do RS, Heitor Schuch, presidente da Comissão de Indústria Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados deputado e Rodrigo Sousa Costa, presidente da Federasul.

Dia 24 de maio (quarta-feira) – Hotel Águas Claras

Manhã

8:00h – Café da manhã no Restaurante do Hotel
Auditório do Hotel Águas Claras

8:45h – Palestra “Mercado de Capitais: Entenda como fomentar o crescimento do seu negócio”
Alexandre Dallmann- Agente de Investimentos ANCORD
Luiz Guilherme Arend – Sócio da Origem Invest/Safra Invest.

10:00h – “Ferramentas de Financiamento ao Comércio Exterior e conjuntura internacional”
Verno Luiz Kirst – Superintendente executivo da área de Câmbio do Banrisul
Felipe Ferri Dagostini – Gerente de Câmbio do Banrisul

Tarde

13:30h – Palestra “Saúde mental no cotidiano do trabalho: estratégias de proteção.”
Graziela Alberici – Psicóloga Especialista em Saúde do Trabalhador (UFRGS) e
responsável Técnica do Centro de Inovação SESI-RS em Fatores Psicossociais.

15:00h Palestra “Liderança com propósito”
Guilherme Silva- Administrador de Empresas (UFRGS), com MBA em Liderança, Gestão e Inovação 4.0 (PUCRS) e consultor SEBRAE em Gestão e Desenvolvimento de Negócios.

16:00h Coffee break

16:15h “Interação Universidade/Empresa: transformando papers em PIB.”

Rafael Kirst – Diretor de Inovação e Empreendedorismo da UNISC
Adilson Ben da Costa – Diretor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Stricto Sensu da UNISC

Dia 25 de maio (quinta-feira) – Tá na Hora Especial Dia da Indústria

Restaurante do Hotel Águas Claras

11:30h – Palestra “Reindustrialização: um desafio brasileiro”
Astor Milton Schmitt, vice-presidente do Conselho de Administração Fras Le Mobility e Diretor de Planejamento, Economia e Estatísticas da CIC- Caxias do Sul.

12:30h “Os desafios da agroindústria gaúcha”
Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, presidente-executivo da Dália Alimentos

Adriana de Farias Costa – Assessoria de Imprensa ACI SCS