Presidente da Languiru palestra no Tá na Hora

“A importância da indústria de transformação no agronegócio brasileiro” é o tema em debate na edição de outubro do Tá na Hora. Promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz, o tradicional evento empresarial ocorre na próxima segunda-feira (17), ao meio dia, no restaurante do Hotel Águas Claras.  O presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, será o painelista do encontro, que terá moderação do vice-presidente de Agronegócio da ACI, Marco Dornelles.

Natural de Teutônia, Dirceu Bayer é engenheiro agrônomo e desde 1986 integra o Conselho de Administração da Cooperativa Languiru. Na época, ocupou o cargo de conselheiro efetivo e, na sequência, a vice-presidência, por sucessivas gestões.

Em 2002, assumiu a presidência da Cooperativa. Desde então foi mentor de uma série de ações que conduziram a Languiru a uma posição de referência no ramo agropecuário do cooperativismo gaúcho. Merecem destaque a implantação do Programa de Recuperação, em 2002, e o aperfeiçoamento das ferramentas de governança, por meio da profissionalização e modernização da gestão, iniciado em 2018.

A vida profissional de Bayer, aliada à sua liderança e conduta, sempre  condicionou o empreendedor se envolver ativamente na comunidade local, regional e estadual. Participou da diretoria de diversas entidades, instituições, cooperativas, federações, associações, sindicatos, fundações, entre outras, o que lhe rendeu o título de Personalidade Qualidade Vale do Taquari 2011.

É autor dos livros “Caminhos da Recuperação da Cooperativa Languiru”, editado em 2014; e “Cooperativa Languiru: Da Reestruturação à Consolidação – A Estratégia de Crescimento e diversificação, após a reestruturação a partir de 2002”, editado em 2020.

A empresa: Referência no setor do agronegócio e da indústria de transformação, com forte presença no desenvolvimento das comunidades onde está inserida, a Cooperativa Languiru, de Teutônia/RS, foi fundada em novembro de 1955 por pequenos agricultores.

Atualmente, é a maior empresa do Vale do Taquari e está entre as maiores cooperativas de produção do Estado e do Sul do Brasil. Com produtos e serviços de alto valor agregado, atua nos segmentos de aves, suínos, bovinos de leite e de corte, rações, varejo de supermercados e Agrocenter (insumos, máquinas e utilidades), farmácias e postos de combustível. Conta com 5,8 mil associados e 3,3 mil empregados. Cerca de 50 mil pessoas têm seu sustento ligado à Languiru, direta ou indiretamente. Este ano, a cooperativa projeta um faturamento superior a R$ 2,7 bilhões e até 2023, prevê investimentos de R$ 125 milhões no parque industrial, além da ampliação da rede de varejo.

As inscrições para a reunião-almoço podem ser feitas na Secretaria da ACI (Rua Venâncio Aires, 633 – sala 04) ao preço de R$ 80,00 para associados R$ 100,00 para não associados. Informações e reservas pelo fone/whatsapp (51) 3713-1400 ou e-mail aci@acisantacruz.org.br

O Tá Hora conta com o patrocínio da JTI, BRDE, Philip Morris Brasil, UNISC, BAT Brasil, Safe Investimentos – XP, Universal Leaf e Gazeta Grupo de Comunicações.

Assessoria de Imprensa ACI SCS