Parceria entre ACI e Junior Achievement /RS oferece cursos on-line sobre empreendedorismo e mercado de trabalho para estudantes

A Associação Junior Achievement, organização centenária de atuação mundial,  presente há mais de 25 anos no Rio Grande do Sul, se reinventou nesses tempos de pandemia e combate à Covid-19 para continuar oferecendo seus programas educacionais voltados à cultura do empreendedorismo aos alunos do ensino Fundamental e Médio. Agora os programas são oferecidos de forma on-line e totalmente gratuita. A partir de uma parceria com a Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, a Junior Achievement do RS está oferecendo também aos estudantes do município e região o acesso aos programas do JARS Em Casa, como ficou conhecida a iniciativa, que conta com a parceria do Sebrae, e surgiu como forma de contornar a suspensão das aulas presenciais nas escolas.

Em julho iniciou a segunda temporada que se estenderá até agosto. Os programas são de curta duração e abordam temas de empreendedorismo, educação financeira e preparação ao mercado de trabalho. Eles são aplicados semanalmente, em horário extraclasse, por voluntários com vasta experiência nas áreas. Além disso, toda semana um influenciador digital é convidado para bater um papo virtual com os alunos.

As aulas são transmitidas ao vivo pelo YouTube, e os conteúdos são gravados e permanecem disponíveis no portal do projeto. Cinco dos programas disponíveis foram aplicados na primeira temporada, que ocorreu entre maio e junho. Até o início de agosto, mais cinco serão aplicados.

As inscrições para os programas são feitas individualmente por aluno, por meio do endereço https://online.ajars.org.br/   É possível inscrever-se tanto nos programas da primeira temporada quanto da segunda – a única diferença é o modo de transmissão das aulas, encontros gravados (1ª temporada) e encontros ao vivo (2ª temporada).

Como promotora do projeto JARS Em Casa, a ACI de Santa Cruz passa a utilizar em suas mídias o selo Semeadora de Futuros, em reconhecimento ao apoio da entidade à disseminação do empreendedorismo no Rio Grande do Sul.  “A parceria entre a ACI e a Junior Achievement é uma excelente oportunidade para jovens que desejam desenvolver novas habilidades, preparando-se para vida através de experiências empreendedoras”, destaca a Diretora de Educação da entidade, Sandra Iepsen.

Além de oferecer aos estudantes do município e região a possibilidade de acesso ao programas virtuais da Junior Achievement, a ACI também está colaborando com mentores voluntários para auxiliar no projeto.

 

Os programas

 A JARS em Casa ofereceu na primeira temporada três programas destinados ao ensino Médio  – Conectado com o Amanhã, Futuro do Trabalho e Meu Dinheiro Meu Negócio –  e um programa direcionado ao ensino Fundamental II (8º e 9º ano) e Médio – Economia Pessoal –  todos  disponíveis on-line (aulas gravadas) que continuam acessíveis no portal da Junior Achievement.

Na segunda temporada, que teve início em julho, já foram realizados os programas voltados ao ensino Médio – Habilidades Para o Sucesso e Innovation Camp – e ainda vão ocorrer –  Gestão de Projetos – de 27 a 31 de julho e MESE (Management and Economics Simulation Exercise) – de 03 a 07 de agosto. Há também um programa para o ensino Fundamental II e Médio – Nossa Nação – de 20 a 24 de julho. Oferecidos no formato de aulas ao vivo, ainda podem receber inscrições.

Os alunos interessados podem ler mais sobre os cursos, se inscrever nos programas e acessar as aulas na página https://online.ajars.org.br/