Menor Aprendiz – Escolas Família Agrícola podem suprir demandas das empresas

Mostrar às empresas da região que as Escolas Família Agrícola são opções para o cumprimento da cota  de contratação estabelecida pela Lei do Menor Aprendiz. Esse é o objetivo de uma ação que a Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul está desenvolvendo através do seu Departamento de Sustentabilidade.  No momento, há a oferta de vagas para a contratação imediata de 126 aprendizes para o curso Técnico em Agricultura, que integra o Programa de Aprendizagem Profissional Rural, nas unidades da escola de Santa Cruz (EFASC) –  63 vagas – e de Vale do  Sol (EFASOL) –  63 vagas. O início das atividades letivas do curso, registrado junto ao Cadastro Nacional de Aprendizagem Profissional (CNAP), está previsto para o dia 02 de março.

Na tarde da última sexta-feira (7), o Diretor Executivo da ACI, Cassiano Steinhaus, e assessora da diretoria, Luana Dutra, visitaram as instalações da EFASC. Recebidos pelo coordenador da instituição, Adair Pozzebon, e a coordenadora pedagógica, Cristina Vergütz, conheceram a estrutura da escola e a proposta diferenciada de ensino, voltada ao empreendedorismo rural.

As escolas Família Agrícola atendem jovens (14 a 18 anos), filhos e filhas de agricultores da região do Vale do Rio Pardo e Centro Serra, desenvolvendo um processo de ensino e aprendizagem que trabalha a partir da realidade vivenciada e capacita o jovem para se tornar um empreendedor no meio rural. O processo educativo é fundamentado na Pedagogia da Alternância, na qual os jovens estudantes alteram tempo e espaço escolar (sessão escolar – uma semana) e tempo e espaço família/comunidade (sessão familiar – uma semana). Assim, aliam a teoria à prática, não perdendo o vínculo com a propriedade e a família/comunidade, o que possibilita a construção de um projeto de vida e para o futuro profissional junto ao campo.

Conforme o coordenador da unidade de Santa Cruz, todos os jovens aprendizes são oriundos do meio rural e apresentam vínculo com a Agricultura Familiar, com ou sem propriedade. O objetivo é a elaboração de projetos de geração de renda (PPJ), melhoria da qualidade vida e das relações humanas no campo. “A prioridade de acesso é para jovens em situação de vulnerabilidade social ou com baixa renda familiar”, destaca Adair.

Apoio: Essa iniciativa conta com a contribuição do Programa Alcançando a Redução do Trabalho Infantil Pelo Suporte à Educação (ARISE), realizado pela JTI – Japan Tobacco International, OIT – Organização Internacional do Trabalho e Winrock Internacional, com a assistência da Superintendência Regional do Trabalho/RS, que foram essenciais na formulação e execução do projeto piloto de aprendizagem na EFASC, ainda em 2017.

Valorizar ações locais – O programa de aprendizagem vinculados às Escolas Família Agrícola da região permite que empresas privadas de qualquer setor de atividade possam contratar menores aprendizes para frequentar aulas do ensino médio profissionalizante.

“Trata-se de uma relação ganha-ganha, pois as empresas cumprem com a Lei de Cotas de Aprendizagem e a EFAs, por sua vez, encontram subsídios para prover desenvolvimento profissional de qualidade para jovens de ambos os sexos, oriundos de áreas rurais, contribuindo para que os produtores familiares tenham sua gestão e produtividade melhoradas e aprimoradas”, afirma Gabriel Quiliconi, Diretor de Sustentabilidade da ACI.

Essa possibilidade de contratação de menores aprendizes via Escola Família Agrícola será amplamente divulgada pela ACI junto aos seus associados e meio empresarial através dos veículos de comunicação da entidade.

As empresas interessadas devem contatar diretamente as entidades formadoras:

ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL – EFASC

Fones: (51) 3713-3046 ou 3711-1341 –efasantacruz@gmail.com ou agefars@gmail.com https://www.facebook.com/efasantacruz

ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE VALE DO SOL – EFASOL

Fones: (51) (51) 99978-5016 efavaledosol@gmail.com https://www.facebook.com/escolafamiliaagricoladevaledosol

Saiba mais

Desde a criação da Lei da Aprendizagem, em 2000, os adolescentes e jovens de 14 a 24 anos passaram a ser beneficiados pelo programa Jovem Aprendiz.

Representantes da ACI conheceram a estrutura da EFASC