MARÇO MULHER – Café Empresarial abre programação com empreendedorismo de carreira

Uma história de superação e empoderamento feminino a partir da educação foi o tema da primeira edição do ano do Café Empresarial. Promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, na manhã de terça-feira (10), o evento marcou a abertura do 2º Março Mulher, realizado no auditório da entidade. Marinês Kittel, jornalista e supervisora de projetos Sociais da JTI, foi a palestrante do encontro e compartilhou sua inspiradora trajetória pessoal e a ascensão na carreira, construídas ao longo de 30 anos de trabalho na empresa.  Voltado ao networking, o Café Empresarial conta com o patrocínio do Banco Regional do Extremo Sul (BRDE), Universidade de Santa Cruz (UNISC) e Grupo Gazeta de Comunicações, e o apoio da Padaria Pritsch.

Criar três filhos sozinha, ganhando pouco, não era uma perspectiva animadora. Foi neste cenário desafiante que Marinês Kittel fez a escolha que deu um novo rumo à sua vida: investir na sua educação para empreender na carreira. Antes de ingressar na empresa,onde atua há três décadas, foi babá e empregada doméstica. Profissões que têm orgulho de mencionar, pois foram valiosas em sua formação.

“Escolher a educação foi uma virada de chave na minha vida. Podia ter assumido o papel de vítima e me acomodado, mas decidi ser a protagonista da minha história”, afirma. O conhecimento no idioma inglês, um dos investimentos que fez em sua carreira, possibilitou a participação em diversos projetos de âmbito global na empresa, o que lhe oportunizou experiências internacionais. Conheceu um pouco da Suíça, Espanha, Canadá e África do Sul.

“Cresci na empresa, fiz novas graduações e também pude proporcionar aos meus filhos terem uma profissão. Hoje, todos estão graduados”, destaca Kittel. A experiência pessoal e profissional que adquiriu nesta trajetória foram compartilhados em sua apresentação. Princípios como a perseverança, o gosto pelo aprendizado, a paciência de aprender com os próprios erros nortearam sua vida. A decisão de permitir-se ser feliz, mesmo diante das maiores dificuldades, é o principal ensinamento  que deixa, assim como a certeza de que o início de toda a mudança parte da “atitude de escolher ser essa mudança”.

Networking – O Café Empresarial é um espaço da ACI para relacionamentos, negócios e informação. Os convidados são recepcionados com um café da manhã e depois participam de uma dinâmica de apresentação e troca de cartões. A palestra é uma das atividades da programação do encontro.

Marines Kittel compartilhou sua história pessoal e profissional

Crédito: Lauri Pretzel