“Felicidade dá Lucro”: Especialista ensina como engajamento da equipe pode levar à alta performance

Alta Performance: Um caminho diferente foi tema da edição de agosto do Café Empresarial, que ocorreu na manhã desta terça-feira (13), na Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul. Voltado ao networking, o evento contou com 60 participantes, entre empresários e profissionais de empresas. Camila Ramalho, especialista em desenvolvimento humano focado em alta performance, bem-estar e felicidade foi a palestrante do encontro. A especialista compartilhou seus conhecimentos na área, mostrando que felicidade e alta performance estão intimamente ligadas, e no ambiente corporativo podem trazer grande rentabilidade para os negócios. O Café Empresarial é promovido mensalmente pela ACI e tem o patrocínio do Banco Regional do Extremo Sul (BRDE), Grupo Gazeta de Comunicações e Universidade de Santa de Santa Cruz (UNISC), e o apoio da Café Preto.

Com formação em Coaching,  Mentoring  e Psicologia Positiva Aplicada, Camila Ramalho  apresentou um pouco das últimas pesquisas que demonstram o que é importante para um pessoa ser feliz e consequentemente ter alta performance. “É preciso estar pleno para performar em alto nível”, afirma.

Um dos pontos principais é valorizar as fortalezas. “Você tem que descobrir no que é bom – suas fortalezas –  e focar nisso para desenvolvê-las mais”, ensina Camila.  Ao contrário do que se acreditava no passado, de que era preciso trabalhar primeiro os pontos fracos, está comprovado que é muito melhor a pessoa focar e se esforçar naquilo em que já é boa. Desta forma, explica a palestrante, as probabilidades de se destacar e atuar em alta performance são maiores .

Outro ponto importantíssimo é cuidar da saúde.  Principalmente da saúde mental e do stress. Segundo a especialista, viver sem estress é um mito, pois esta condição já faz parte de vida cotidiana. O que é preciso é aprender a conviver com ele. “Na verdade, o que importa é ter alguns momentos de descanso no meio do caminho. Pesquisas demonstram que o stress, em determinada quantidade, é importante, porque nos motiva, nos dá energia e até ativa a parte cognitiva”, destaca.

Além de lidar com o stress é preciso saber gerenciar, não o tempo, mas a própria energia.  Entender quem o indivíduo é, quando tem mais energia e como faz para usar essa energia da melhor forma possível. “Se é mais ativo pela manhã, deveria fazer coisas mais trabalhosas pela manhã, que requerem mais do seu mental, e deixar para a tarde as tarefas mais manuais”, exemplifica.

Engajamento melhora a rentabilidade

Outra parte importante é o engajamento, que é estar com foco na tarefa. Pesquisas demonstram que em média, somos interrompidos 87 vezes durante dia. Para Camila, temos poder sobre essas interrupções. Mostrar como rendemos mais quando estamos com foco na tarefa e o prazer que temos em realizá-la. O que remete ao conceito de flow – que é estar 100% focada no que está fazendo a ponto de nem ver o tempo passar, pois a tarefa nos dá prazer. “Ao contrário, acabamos fazendo dez coisas ao mesmo tempo e não paramos para perceber esses momentos de flow, que dão um grande prazer e rendimento altíssimo”, destaca.

Ter um propósito é fundamental. Muitas vezes as pessoas acreditam que isso é um “lugar para se estar”, explica Camila  – quando eu tiver o emprego dos meus sonhos, quando eu me aposentar.  Segundo ela, o que importa na verdade é a jornada para se chegar até lá.

Criar relacionamentos de valor dentro das organizações é um grande passo para conseguir alta performance. “Funcionários mais engajados atingem alta produtividade e estão focados na rentabilidade da empresa”, observa Camila. O caminho para se investir em relacionamento é mudar a forma de pensar e humanizar o olhar, percebendo que por trás daquele profissional ou colaborador há um ser humano.

A especialista cita o autor Márcio Fernandes que diz “Felicidade dá lucro”. Explica que ele foi CEO de uma grande corporação e hoje vive de vender a metodologia que aplicou nas empresas. Destaca que estamos hoje tão pressionados que esquecemos o básico, que é voltar para o humano. “Se passarmos a focar no básico tudo vai melhorar, inclusive a rentabilidade da empresa.”

Networking – O Café Empresarial é um espaço da ACI para relacionamentos, negócios e informação. Os convidados são recepcionados com um café da manhã e depois participam de uma dinâmica de apresentação e troca de cartões. A palestra integra a programação do encontro.