Ecossistema de Inovação – Workshop do Sebrae sobre mapeamento do município terá participação da ACI

Somente 9 cidades no Rio Grande do Sul estão participando do projeto

Estimular a inovação no ambiente empreendedor da região é o objetivo de uma ação que o Sebrae está dando andamento em 2021: o Mapeamento do Ecossistema de Inovação de Santa Cruz. O assunto foi tema da reunião ocorrida na manhã desta segunda-feira (1/02), na Associação Comercial e Industrial (ACI) do município. A gerente do Sebrae nos Vales do Taquari e Rio Pardo, Liane Klein, e a gestora do Projeto Inovação nos Vales, Claudia Regina de Souza Kuhn, apresentaram dados sobre o andamento dos trabalhos ao presidente da ACI, Gabriel Haas de Borba, ao vice, César Cechinato, e ao diretor-executivo da entidade, Cassiano Steinhaus.

No encontro, a ACI foi oficialmente convidada a participar de um workshop online, no dia 17 de março, onde será elaborado um plano de ação provocativo sobre o tema. Somente 9 cidades no Rio Grande do Sul estão participando do projeto. O Mapeamento tem como objetivo avaliar as vertentes do ecossistema, através desta análise construir plano de ação para o incentivo a geração de negócios inovadores.

Gestora do projeto Inovação nos Vales, Claudia Kuhn explica que o ecossistema de inovação é composto por instituições, governo, empresários e empresas, onde todos têm papel fundamental e agregam, de alguma maneira, para a promoção e fomento da inovação em diversos setores do município. “Uma vez que o ecossistema de inovação se consolida, os resultados passam a ser percebido e consequentemente impulsionam a economia do município”, destaca.

Segundo a gerente do Sebrae VTRP, Liane Klein, a intenção deste contato com a ACI foi  de apresentar as etapas que já foram realizadas do mapeamento do Ecossistema de Inovação de Santa Cruz. “Queremos ouvir a opinião da entidade sobre o andamento do trabalho e reforçar a importância da participação de todos no movimento, visto que o ecossistema é vivo e precisa ter uma governança atuante no desenvolvimento das ações que será planejadas nos próximos workshops”.

A inciativa do Sebrae está afinada como as metas da atual gestão da ACI de criar uma ambiente favorável no município para receber e gerar negócios que tenham como foco a inovação. De acordo com o presidente da entidade, Gabriel Haas de Borba, “esse convite do Sebrae é um reconhecimento ao papel que a ACI vem desempenhando há várias gestões de defesa de um empreendedorismo voltado à inovação, e certamente entidade terá muito a contribuir com este projeto”.