Certificados Digitais

“ACI registrou aumento de 38% nas emissões em janeiro”

Legenda: Neumann: “Documento é emitido em menos de 30 minutos”

Crédito: Divulgação ACI

Presente no rol de serviços da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul desde março de 2018, a emissão de certificados digitais vem crescendo a cada mês. No ano passado, totalizou 120 emissões e somente em janeiro de 2019 o número chegou a 46 certificados, um aumento de 38%.

João Erny Neumann, funcionário da ACI que atua na Junta Comercial do município, é o responsável pela emissão do documento digital, por meio de uma parceria com a empresa Safeweb. Segundo ele, parte desse crescimento foi estimulado pela migração da Junta Comercial para mundo virtual. “Hoje, todos os processos na Junta são digitais”, explica. A agilidade do serviço prestado pela ACI-Safeweb é outro diferencial, afirma. “Conseguimos emitir o certificado em menos de 30 minutos”.

Os associados à ACI têm ainda vantagens especiais, como desconto de 10% no valor da emissão dos certificados e, os contadores, os benefícios exclusivos do programa Contador Parceiro, da Safeweb. Médicos e advogados também contam planos diferenciados. Sobre o serviço – O certificado digital funciona como uma identidade virtual. Tem validade jurídica e garante proteção às transações online e à troca virtual de documentos, mensagens e dados. A principal vantagem é permitir que pessoas e empresas se identifiquem e assinem digitalmente documentos no meio virtual com mais segurança e agilidade. 

São emitidos certificados para pessoa física (e-CPF) e para empresas (e-CNPJ). O primeiro, é a versão eletrônica do CPF (Cadastro de Pessoa Física) funcionando como a identidade. É indicado para identificar uma pessoa física perante a Receita Federal. Já o e-CNPJ é o documento eletrônico de identificação da empresa. Com este certificado é possível realizar consultas e atualizar os cadastros de contribuinte pessoa jurídica, obter certidões da Receita Federal, cadastrar procurações e acompanhar processos tributários através da internet.

A recente novidade lançada pela Safeweb é o Certificado Digital Safe Simples. Emitido exclusivamente para empresas optantes pelo Simples Nacional, o Safe Simples oferece validade jurídica aos atos eletrônicos realizados na Receita Federal, como o envio de declarações e acessos ao e-CAC e Conectividade Social.

“A ideia de oferecer esse serviço na Junta Comercial, além da segurança, foi uma forma de otimizar o tempo, principalmente das empresas, que podem encontrar em só local tudo que precisam para agilizar seus negócios”, destaca o presidente da ACI, Lucas Rubinger. 

Informações e agendamento fone/whatsapp (51) 3713-1400 ou fone (51) 3056-3536

Assessoria de Imprensa ACI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *