Café Empresarial:Mercado de ações cresce como opção de investimento no País, afirma especialista

“O atual momento econômico do País, com taxas de juros muito baixas, abre novas possibilidades de investimentos para os brasileiros, inclusive para o pequeno investidor”. A análise é feita pelo economista Celso Afonso Monteiro Pudwell, consultor de investimentos da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Palestrante da última edição do ano do Café Empresarial, Pudwell falou para empresários e profissionais de empresas sobre “Os Investimentos no Novo Cenário Brasileiro”, na manhã desta terça-feira (10), no auditório da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz. O principal evento de networking da entidade conta com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), da Universidade de Santa Cruz (UNISC) e do Grupo Gazeta de Comunicações e com o apoio da Padaria Pritsch.

 

Certificado com a Certificação de Especialista em Investimentos (CEV) da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), Pudwell é mestre em Economia, professor de Finanças há 20 anos e consultor associado Warren Corretora.  Na palestra, abordou o novo modelo de consultoria, o medo e desconhecimento do investidor, a renda fixa atual, além de orientações sobre como investir agora no País.

 

Conforme o especialista, por muitos anos o brasileiro se acostumou a investir em renda fixa, e isso de alguma forma prejudicava os investimentos produtivos. “O raciocínio era assim: por que vou investir no meu negócio se posso buscar uma taxa de juros confortável e deixar o meu dinheiro rendendo”, exemplifica. Agora que o Brasil está com taxas de juros muito baixas, avalia, as pessoas estão buscando novas formas de investir e a Bolsa de Valores, em especial o fundo de ações, tem sido a principal escolha por oferecer maior retorno.

 

Na esteira desta tendência o mercado de corretoras está crescendo bastante. Pudwell destaca que investimentos em Bolsa de Valores, em ações de empresas brasileira e até estrangeiras – o que até então era desconhecido para a grande maioria das pessoas – estão agora à disposição do investidor nacional, inclusive do pequeno.

 

Como todo o investimento, o mercado de ações também exige orientação e cuidados para se obter os melhores resultados. O especialista dá algumas dicas para quem quer investir na Bolsa de Valores:

 

– É fundamental contar como o apoio e a orientação de um consultor credenciado, que auxilie a fazer a gestão ativa do investimento e esteja atento às constantes mudanças deste mercado.

 

– Para quem tem medo de investir na Bolsa de Valores – investidor conservador – a sugestão é começar aos poucos, até se acostumar e entender a dinâmica deste tipo de investimento.

 

– Ter paciência. “Os resultados no mercado de ações são maiores, mas vêm no longo prazo”, afirma.

 

Networking – Realizado mensalmente, o Café Empresarial é um espaço da ACI para relacionamentos e informação. Os convidados são recepcionados com um café da manhã e depois participam de uma dinâmica de apresentação e troca de cartões. A palestra é uma das atividades da programação.  A próxima edição ocorre somente em março de 2020.