Café Empresarial

Inovar é fator de sobrevivência para a empresa

“Quem não inovar ficará para trás, definitivamente”. A declaração do consultor de empresas, Nelmar Vaccari, palestrante do Café Empresarial de maio, revela a importância da inovação no atual ambiente de negócios como fator indispensável para a sobrevivência das empresas. Realizado na manhã desta terça-feira (14), no auditório da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, o encontro abordou o tema Inovação e Criatividade Competitiva como Desafios do Empreendedorismo”. Nesta edição, o principal  evento de networking da ACI integrou a programação da Semana do Empreendedor do município. O Café Empresarial tem o patrocínio do Banco de Desenvolvimento Econômico do Extremo Sul (BRDE), da Universidade de Santa Cruz (UNISC) e conta com o apoio da Café Preto.

Professor dos cursos de graduação e pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), com mais de 35 anos de experiência em gestão administrativa e financeira de negócios, Nelmar Vaccari procurou mostrar aos empresários e gestores presentes ao encontro como se conectar com o atual ambiente competitivo de negócios, ressaltando que a única maneira que se tem de sobreviver neste ambiente é inovando. “Hoje, não inovamos para sermos diferentes, mas para sobrevivermos, para continuarmos sendo competitivos”, destaca o consultor.

 

Ele aconselha o empreendedor a ficar atento às “dores do mercado” como um caminho para descobrir novas possibilidades de inovar. “Ele será tão bom quanto conseguir solucionar problemas. Ele irá vender tanto quanto encontrar uma solução boa”, explica Vaccari. Salienta que as empresas que hoje têm sucesso na inovação são as que encontram soluções que as pessoas querem comprar, nas quais vêem valor.

Outra dica é estar atento às necessidades das pessoas, ao que está acontecendo no ambiente de negócios e no mercado para perceber quais são as novas tendências.  O consultor destaca que o ambiente tecnológico  mudou muito, por isso é preciso estar atento às novas possibilidades que a tecnologia cria. “Invenção não é inovação. É preciso criar algo que seja útil para as pessoas e para saber isso temos que estar ligado não somente ao que já aconteceu, mas principalmente ao que vai acontecer”, enfatiza.

Gestão é fundamental – Não existe inovação sem um processo de gestão. Para o consultor, inovar não pode ser somente uma vontade de fazer, precisa ser um processo.  Destaca que deve  ser algo organizado, ter uma pessoa responsável, haver um investimento. “Temos que manter o processo de inovação vivo. Para isso, deve ser um processo buscado de forma organizada, senão não chega lá”.

 

Assessoria de Comunicação ACI SCS