Café Empresarial: Persuasão interna é o caminho para a alta performance

“Não adianta dar técnicas para as pessoas aumentarem as vendas e melhorar a negociação e a liderança se antes não aprenderem a convencer a si mesmas.” A afirmação do instrutor Fernando Felix, palestrante da edição de novembro do Café Empresarial, revela a importância da persuasão interna, uma das dicas que apresentou para melhorar a performance pessoal e profissional no mundo do negócios. O Poder do Sim – Além da Persuasão foi o tema que abordou no evento, realizado na manhã desta terça-feira (12), no auditório da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul. Voltado ao networking e aos negócios, o Café Empresarial conta com o patrocínio do Banco Regional do Extremo Sul (BRDE), Universidade de Santa Cruz (UNISC) e Grupo Gazeta de Comunicações, e o apoio da Padaria Pritsch.

Instrutor e palestrante  nas áreas de Persuasão, Negociação e Produtividade, há mais de uma década, Fernando Felix treina equipes comerciais no Varejo. A partir de sua experiência e vivência profissional, aliados aos conhecimentos em Programação Neurolinguística (PNL), compartilhou com os participantes do encontro um pouco dos conhecimentos que acumulou nesta trajetória.

Segundo Felix, existem dois tipos de persuasão: a interna e a externa.  Para compreender isso é preciso entender como o cérebro funciona em uma tomada de decisão. Por que, por exemplo, muitas vezes escolhemos fazer aquilo que sabemos que não dá resultado e vai nos fazer mal? A resposta, segundo ele, tem a ver com nossas crenças e o que chama de persuasão interna, a comunicação com nós mesmos. “Enquanto não resolver a persuasão interna, não pode passar para a persuasão externa, porque você não convence ninguém se antes não convencer a si mesmo”, explica.

Já a persuasão externa, se refere a como podemos influenciar mais as pessoas, fazer com que confiem em nós. Há diversas técnicas nas áreas de neuromarketing, PNL e hipnose que segundo o especialista podem aumentar o nível de confiança junto as pessoas para que comprem de você, seja um produto, um serviço ou uma ideia.  Contudo, alerta que é a persuasão interna o grande diferencial. Inclusive, em sua apresentação trouxe dados de uma pesquisa que demonstra que países onde as pessoas confiam mais umas nas outras são economicamente mais ricos. “A confiança está muito ligada a isso, você não vai comprar de quem não confia”.

Dois cérebros

Felix explica que há dois sistemas em nosso cérebro: um que pensa rápido e outro que pensa devagar. Muitas vezes usamos esses cérebros de maneira errada. “Se analisar algo na sua vida que não foi bom, provavelmente fez isso sem pensar, porque usou o cérebro rápido, quando deveria ter pensado mais”, argumenta.  Outro exemplo dado é a pessoa que procrastina. Ao pensar antes de fazer uma atividade que não gosta, observa o palestrante,  o cérebro, que é feito para poupar energia, dará comandos para que faça outras coisas, porque quer guardar energia. Aí a pessoa ouve o seu cérebro e acaba não fazendo.

Quando conscientemente nos damos conta do funcionamento desses dois sistemas em nosso cérebro e aprendemos a usar isso a nosso favor podemos ser mais assertivos e eficazes na tomada de decisão, conclui.

Networking – O Café Empresarial é um espaço da ACI para relacionamentos, negócios e informação. Os convidados são recepcionados com um café da manhã e depois participam de uma dinâmica de apresentação e troca de cartões. A palestra é uma das atrações do encontro.