Café Empresarial – Empresários Rubinger e Borba revelam como construíram trajetórias vencedoras nos negócios

Edição dupla marcou a último do evento no ano. Crédito: Rodrigo Assmann

Unidos por uma grande amizade e muitos negócios, os empresários Lucas Rubinger e Gabriel Haas de Borba foram os painelistas da última edição do ano do Café Empresarial. Promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz, o tradicional evento de networking ocorreu  na manhã desta quinta-feira (14), no auditório da entidade.

Negócios, estratégias e amizade”, tema do encontro, trouxe o relato das trajetórias dos dois empreendedores no mundo dos negócios e na área da representação empresarial. Em comum, ambos saíram do papel de empregados para se tornarem empresários.  A virada de chave ocorreu em momentos diferentes.

Para Lucas Rubinger, que nasceu no Rio Janeiro e passou a residir em Santa Cruz no ano 2000, a mudança veio quando deixou a profissão de professor de informática e ingressou em uma agência de publicidade. O contato com a nova atividade ampliou seus horizontes profissionais e despertou nele o interesse em empreender. A princípio, a ideia era empreender na própria empresa, mas os planos não convergiram. Assim, com poucos recursos, muita coragem e um planejamento bem definido sobre onde queria chegar, junto com um sócio fundou a própria agência de publicidade: a Empório, em 2007. Nove anos depois, em 2016, outro salto importante consolidou o negócio – a fusão com outra agência, que deu origem a Empório Adamantis.

Gabriel Borba já nasceu em uma família de empreendedores. Ainda cursava o ensino médio quando decidiu que queria aprender mais sobre o mundo dos negócios. Ingressou como trainee na empresa da família  – Borba Imóveis – em 2005, onde passou por todos os setores. Nessa experiência, aprendeu muito e conseguiu também colocar em prática ideias inovadoras. A inquietude de sempre fazer algo novo e melhor e o gosto pelo aprendizado, diferenciais da personalidade do empreendedor, fizeram com que assumisse a gestão da empresa cinco anos depois, em 2010, aos 23 anos.  Nesse período,  ajudou a  quadruplicar o faturamento e o número de funcionários.

O encontro  – A atividade de representação empresarial junto a entidades de classe foi o ponto que uniu os dois empresários.  A amizade se consolidou com o passar do tempo e deu frutos também nos negócios.

Formado em Administração, atualmente Rubinger administra as empresas holding PortoPlan Administração de Negócios, Ideafit, Tulz Solutions e a Empório Adamantis – premiada com a Medalha de Bronze em 2015 pelo  Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP).

Empreendedor, advogado e corretor de imóveis, Gabriel Haas de Borba, atua no mercado imobiliário há mais de 18 anos através da Borba Imóveis. Criou sua primeira empresa em 2012, sendo ela um braço financeiro para o grupo. Em 2013, lançou seu primeiro empreendimento imobiliário, com 768m² de área construída,  e a primeira imobiliária 100% digital do Rio Grande do Sul (Voilar.com.br), em  2017,  ano em que fundou um restaurante na cidade.

Os dois empresários também estiveram à frente da ACI.  Lucas Rubinger  foi presidente na gestão 2018-2019 e Gabriel  Borba na gestão 2020-2021, período em que colocaram em prática um plano de desenvolvimento da entidade.

Aprendizado –  Contrariando a máxima de que negócios  e amizade não se misturam, Rubinger afirma que a convivência com o amigo é sempre motivo de inspiração. “Quando a amizade é verdadeira e tem base sólida, os negócios não ficam à parte, eles andam em conjunto, e só se fortificam”.

Para Gabriel, as amizades favorecem as parcerias porque trazem um forte laço de confiança. Contudo, destaca ser importante fazer antes um alinhamento de expectativas, tanto para o positivo quanto para o negativo. “Tive vários negócios que abri com amigos que deram errado, contudo continuamos amigos até hoje”, ensina.

Da motivação para empreender, ambos concordam que o aprendizado contínuo e o contato com novas ideias, através de participações em grande feiras e eventos, são formas de estar sempre atualizado e em busca de novos negócios.

Ter uma equipe com bons profissionais também é fundamental. Borba destaca a importância da meritocracia, de valorizar os colaboradores que dão mais entrega ao negócio e  diz ser “um apaixonado por pessoas”.

O Café Empresarial conta com o patrocínio da Bitencourt Corretora de Seguros, UNISC, Sebrae, Wizard Idiomas, Cindapa, Borba Imóveis, Lisaruth e Grupo Gazeta de Comunicações.

Assessoria de Imprensa ACISCS