Café Empresarial: A trajetória do santa-cruzense que é destaque na fruticultura mundial

A edição de julho do Café Empresarial traz a inspiradora história do empreendedor santa-cruzense Ernani Sehnem e sua trajetória de sucesso na fruticultura mundial, como CEO e fundador da Ebraz Exportadora. Promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz, o evento ocorre nesta segunda-feira (11), às 8h da manhã, no auditório 2 da entidade.

Sehnem cursou o ensino médio no Colégio Máua e Direto na Universidade de Campinas (UNIP), mas não chegou a concluir a graduação.  Morou na Bélgica, onde aperfeiçoou seus conhecimentos em Comércio Exterior e ingressou no mundo empresarial em 1989. O ano marca a fundação da sua empresa, a Ebraz, que teve a  primeira sede em uma sala, no edifício JH Santos, no centro de Santa Cruz.

Em 1990, o empresário se mudou para a cidade de Campinas, onde reside até hoje, instalando a matriz da sua empresa na cidade.  Dois anos depois, abriu uma filial da Ebraz no Vale do São Francisco, importante polo irrigado-produtivo e responsável por grande fatia das exportações frutíferas do Brasil.

Atualmente, a Ebraz tem 1.500 hectares cultivados, entre mangas de diversas variedades e uvas de mesa, sem semente, 100% voltados para exportação.  Possui três parques industriais de processamento e beneficiamento de frutas e conta com 1.500 funcionários nos períodos de safra  (agosto-dezembro).

Hoje, a Ebraz Exportadora está entre as principais empresas produtoras, embaladoras e exportadoras de mangas e uvas de mesa do Brasil. A empresa exporta para aproximadamente 30 países, abrangendo os mercados do Oriente Médio, Ásia, Europa, América do Norte, entre outros.

Profundo conhecedor dos mercados exportadores, o empresário revela que ao longo de sua trajetória na empresa já exportou “em torno de 100 mil TEUS” – o que equivale a 100 mil contêineres de 20 pés.

Serão medidores do encontro o vice-presidente de Agronegócios da ACI, Marco Dornelles, e o diretor de Sustentabilidade da entidade, João Vogt.

Networking

Um dos mais tradicionais eventos de networking da ACI, o Café Empresarial é um espaço para troca de conhecimentos e negócios. Recepcionados com um café da manhã, os convidados participam de uma dinâmica de troca de cartões e logo após assistem a apresentação da palestra. O evento vai ser transmitido em tempo real pelas plataformas do Facebook e Youtube da ACI.

As inscrições são gratuitas para associados da entidade, até 2 pessoas por empresa, e podem ser feitas pelo fone/whatsapp (51) 3713-1400. São patrocinadores BRDE, UNISC, Unimed, Cindapa, Borba Imóveis, Lisaruth e Grupo Gazeta de Comunicações.