CAFÉ EMPRESARIAL

Café Empresarial

Ter metas desafiadoras é um estímulo para potencializar

a gestão do negócio

 

“Sonhar grande ou pequeno dá o mesmo trabalho”. Essa é uma das lições aprendidas pela Drª. Giovana Goretti Feijó de Almeida, a partir da experiência que teve, no ano de 2018, na consultoria e mentoria com os CEOs da gigante Ambev Brasil. Palestrante da edição de junho do Café Empresarial, realizado na manhã de terça-feira (11), a consultora compartilhou com empresários e gestores os ensinamentos na área de gestão aprendidos nesse processo. Principal evento de networking da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz, o Café Empresarial conta com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a Universidade de Santa Cruz (UNISC) e a Gazeta Grupo de Comunicações, e conta com o apoio da Café Preto.

Pós-doutoranda em Cidade Digital Estratégica, Doutora e Mestre em Desenvolvimento Regional, especialista em desenvolvimento de projetos sociais, culturais e científicos, Gionava Goretti presta consultoria para programas de Voluntariado Corporativo e também consultoria estratégica para as empresas na área de Branding – que é gestão de marca – com 25 anos de experiência. Na palestra, uniu a vivência profissional aos ensinamentos que aprendeu com a Ambev. A especialista explica que o programa VOA – Voluntariado Ambev – foi criado para fazer a gestão das ONGs, atendo a missão da empresa que é unir as pessoas num mundo melhor. “Hoje, a Ambev mudou de visão novamente: quer ser a melhor e a maior empresa do mundo em gestão de ONGs”, destaca .

O programa começou em 2017, com uma única ONG, e em 2018 já eram 25 organizações. De toda a Ambev, 800 profissionais do Brasil se candidataram a participar do VOA, um deles foi Bernardo Paiva, que é o presidente da Ambev Brasil, com o qual Giovana teve aulas. “Eles escolheram CEOs dos mais altos cargos para falar sobre gestão aos participantes do programa. Não só falar, mas mostrar como a Ambev funciona, as ferramentas de gestão que utiliza e também como aplicá-las na prática”, ressalta a consultora.

A importância da marca –  Sonhar grande, estabelecer metas mais altas  é uma forma de acelerar o processo de desenvolvimento da empresa, ensina Giovana. A lição foi aprendida no contato com os grandes gestores da Ambev.  Todo esse processo, contudo, começa com uma reflexão que considera fundamental: a empresa tem uma marca ou um logotipo?  O logotipo, explica, é somente um símbolo que identifica um prédio ou um produto – já a marca é muito mais, é um organismo vivo. “Marca é um sinal distintivo que representa algo para alguém e deve ser sempre contínuo e acompanhar as mudanças, se isso não ocorre, tenho só um logotipo”, salienta.

Segundo Giovana, existem métodos e ferramentas de gestão em que esses aspectos são trabalhados sobre a marca. Independente do tamanho ou tipo do negócio, salienta, se o empreendedor pensar somente na empresa terá apenas um símbolo identificador, se pensar que além da empresa tem a marca, então poderá criar algo muito maior – sonhar grande. Alerta também para a importância de cuidar para manter a identidade visual da marca – cor formato, aplicação. “E é a partir dela que tudo é articulado”, ressalta a consultora.

Networking

O Café Empresarial é um espaço da ACI para relacionamentos, negócios e informação. Os convidados são recepcionados com um café da manhã e depois participam de uma dinâmica de apresentação e troca de cartões. A palestra é uma das atividades da programação do encontro.

????????????????????????????????????