ACI de Santa Cruz elege novo presidente

Ario Sabbi (e) volta a presidir a ACI junto como vice, Tironi Paz Ortiz Crédito: Rodrigo Assmann

A Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, uma das mais representativas entidades empresariais da região, com 105 anos de atuação, tem um novo presidente. Na noite desta quinta-feira (30), no auditório 2 da entidade, acorreu a Assembleia Geral que elegeu por aclamação os empresários Ario Sabbi (Engepro), presidente, e Tironi Paz Ortiz (Imply),  vice, para o biênio 2024-2025. Concorrendo em chapa única, os eleitos sucedem o atual presidente, Cesar Cechinato, que permanece à frente da entidade até o final do ano. Conforme o estatuto da ACI, os eleitos tomarão posse em 1º de janeiro de 2024. Também foram eleitos os integrantes dos conselhos Fiscal e Delibertivo da entidade.

O presidente eleito, Ario Sabbi, já presidiu a ACI na gestão 2016-2017. Após, passou a integrar o Conselho de Ex-presidentes e atualmente é o representante da entidade na Federação das Entidades Empresariais do RS (Federasul), onde ocupa o cargo de vice-presidente regional para o Vale do Rio Pardo. Já o vice eleito, Torini Paz Ortiz, faz parte da atual gestão da ACI, como vice-presidente de Indústria e membro do Conselho Deliberativo, e também  ocupou cargos de diretoria em outras gestões.

Em seu pronunciamento, após ser eleito, Ario Sabbi destacou que a linha da sua gestão será dar continuidade aos projetos de desenvolvimento da ACI iniciados em 2015, alguns ainda em andamento, retomado o protagonismo em áreas como a geração de informação para as empresas, por meio de cursos, palestras e treinamentos, e também na área de representatividade. “Vamos defender o que nossos associados demandarem”, pontuou.

Balanço – Em sua despedida, o atual presidente, Cesar Cechinato, fez um balanço positivo de sua gestão. Lembrou os grandes eventos de repercussão estadual, como o Tá na Hora – considerado um dos maiores do interior do RS no estilo reunião-almoço – e o relato de empreendedores de sucesso que marcaram as edições do Café Empresarial.  Também as ações na área de sustentabilidade, com destaque para o evento ESG Experience, realizado em parceria com outras entidades e organizações, com grande presença de público.

No campo da representatividade, entre muitas ações realizadas, citou o recente encontro com a direção da Sulgás no município, que pode futuramente tornar esse importante recurso energético disponível para a região. “Uma reivindicação histórica da ACI e das demais entidades empresariais que pode se tornar realidade”, pontuou.

Por fim, destacou que deixa a entidade fortalecida e renovada, também com relação à parte de infraestrutura de suas instalações. Citou a revitalização do prédio histórico “casa da esquina” e do andamento das obras de reforma da sede atual da ACI – rua Venâncio Aires, 633 – que terá a parte térrea destinada à locação comercial.

Com uma longa participação junto à entidade, Cechinato esteve presente na diretoria da ACI sobretudo nas três últimas gestões – de Lucas Rubinger (2018-2020) e de Gabriel Borba (2021-2022) – nesta última, como vice-presidente, a quem sucedeu, assumindo a presidência de 2022 a 2023.