ACI completa 106 anos de trabalho pelo desenvolvimento regional

Data histórica marca início da nova gestão para o biênio 2024-2025, sob o comando de Ario Sabbi

Temáticas atuais como a agenda ESG estiverem na pauta das ações

A Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul completa hoje (2 de janeiro) 106 anos de atuação. Primeira entidade empresarial fundada no município e uma das mais representativas do Estado, a ACI comemora a data histórica com nova gestão.  Desde 1º de janeiro, os empresários Ario Sabbi (Engepro) e Tironi Paz Ortiz (Imply), eleitos respectivamente presidente e vice no final do ano passado, assumiram o comando da entidade para o biênio 2024-2025. Sucedem Cesar Cechinato, que nos últimos dois anos presidiu a ACI.

Com uma trajetória pontuada por grandes mobilizações e a defesa de pleitos dos setores empresariais e da comunidade, a ACI construiu uma sólida história no cenário da representatividade regional. Entre as mais recentes está a duplicação da RSC 287, finalmente em andamento, após anos de reivindicações. Uma vitória histórica construída a muitas mãos pelo Movimento Duplica 287 que teve a ACI de Santa Cruz como uma das entidades protagonistas.

Ario (e) e Tironi- meta é retomar plano de desenvolvimento da ACI

Dentre os legados da gestão de Cechinato, a área de eventos ganhou destaque. Iniciativas como a reunião-almoço Tá na Hora – em seus sexto ano consecutivo – e o Café Empresarial – o mais longevo evento de networking da ACI, com quase duas décadas de realização – se consolidaram ainda mais. Os resultados obtidos, em termos de público e de repercussão no âmbito da região e do Estado, frutos da qualidade dos palestrantes e da relevância dos temas abordados, tornaram ambos os eventos referências na programação da entidade.

A Semana da Indústria, em sua segunda edição consecutiva, e o evento na área ambiental ESG Experience, lançado em 2023 com grande sucesso, foram outras ações importantes encabeçadas pela ACI, junto com entidades e organizações parceiras. Iniciativas inéditas que abriram espaço para a discussão de temas cada vez mais imprescindíveis  no cenário empresarial, como a agenda ESG (práticas ambientais, sociais e de governança) e os desafios para a reindustrialização do País.

Defesa de pleitos –  A necessidade de Santa Cruz ter um aeroporto regional, com linha aérea para São Paulo, e a criação  de um terminal portuário no Rio Jacuí – duas das principais demandas da região na área de logística – estiveram na pauta de reinvindicações defendidas pela ACI.

A importância das ações para o crescimento da região dos vales, pelo grande PIB que agregam, e a contribuição que representariam para a rotina dos empreendedores foram argumentos para a defesa dos pleitos levados ao governo do Estado e apresentados no Fórum Macrorregional da Federasul.

Na área de serviços, a entidade implementou várias ações para ampliar o rol de produtos oferecidos aos associados e seus colaboradores.  Uma das principais foi a celebração de convênios. Foram firmados convênios nas áreas de saúde, educação e de seguros.

A ACI também voltou a investir e a cuidar do seu patrimônio. A Casa Jacobs  – localizada na esquina das ruas Venâncio Aires e Julio de Castilhos – e o prédio administrativo da entidade, que há 15 anos não recebia manutenção e nem pintura, foram revitalizados.  Dois prédios históricos e representativos de Santa Cruz, agora renovados.

Nova gestão –  O engenheiro Ario Sabbi já presidiu a ACI na gestão 2015-2017.  O retorno ao comando da entidade, com o vice, Tironi Paz Ortiz, traz como meta dar continuidade ao plano de desenvolvimento da ACI, iniciado em sua gestão.  A ideia é retomar o protagonismo da entidade em áreas como a geração de informação para as empresas, por meio de cursos, palestras e seminários e, sobretudo, no campo da representatividade. “Vamos defender o que nossos associados demandarem”, ressalta Sabbi.

Como vice-presidente regional da Federação das Entidades Empresariais do RS (Federasul) para o Vale do Rio Pardo, Ario liderou uma grande mobilização na região contra o aumento da alíquota da ICMS (de 17% para 19,5%), proposto pelo governo do Estado em dezembro. A ação integrou um movimento estadual da Federasul de repúdio ao projeto. Diante da grande pressão do meio empresarial e da resistência dos deputados, a proposta foi retirada pelo governo gaúcho.

Outra prioridade da nova gestão é atuar em parceria com o Poder Público e demais entidades em prol do desenvolvimento do município.  Atração de novas empresas e principalmente ações para fortalecer o turismo regional estão no radar do  presidente. A ideia também é dar uma atenção maior aos empreendedores individuais e às micro e pequenas empresas.

Memória – Fundada em 2 de janeiro de 1918, a ACI de Santa Cruz do Sul atua para o desenvolvimento da região e o fortalecimento da atividade empresarial. Uma história de trabalho construída com a participação voluntária de muitos empreendedores e com o apoio dos segmentos que representa – comércio, indústria, serviços, agronegócio e profissionais liberais.