A história vencedora dos 55 anos da Pitt é tema do Café Empresarial

Claudino Simon

A trajetória de atuação da Pitt no mercado nacional da moda é o case da edição de setembro do Café Empresarial. Promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz, o evento ocorre na próxima quinta-feira (29), às 8h da manhã, no auditório 2 da entidade.  O relato inspirador desta empresa santa-cruzense ao longo de mais de cinco décadas de sucesso será apresentado pelos sócios-diretores Jacob Braun e Claudino Simon no painel “Pitt: 55 anos de elegância e conforto em moda.”  Serão moderadores do encontro  o diretor Jurídico da ACI, Diogo Frantz, e o diretor de  Integração e Desenvolvimento Regional da entidade, Marlon Bentlin.

Do sonho empreendedor de três bancários – na época, Claudino Simon, Jacob Braun e Antônio Manoel de Borba – nascia, em janeiro 1967, uma pequena confecção de camisas com a marca Jaclan.  Instalada em uma sala de 50 metros quadrados e contando somente com uma funcionária e uma máquina semi-industrial, o singelo empreendimento cresceu e foi o embrião da consagrada empresa Pitt.  Em 1982, a empresa mudou-se para a Rodovia BR 471, Km 124,6 com sede própria, onde está até hoje, gerando empregos diretos e indiretos para mais de 1.500 pessoas.

Jacob Braun

Referência no segmento de confecção, com forte presença no mercado da moda brasileiro e da América Latina, a empresa construiu uma sólida trajetória, marcada pela superação de desafios e compromisso com a inovação e a sustentabilidade.

Os fatos que marcaram a história deste empreendimento ao longo de 55 anos de trabalho serão apresentados neste encontro pelos sócios-diretores Claudino Simon e Jacob Braun. Formado em Ciências Contábeis, Claudino Simon é o atual presidente Sindicato das Indústrias do Vestuário de Santa Cruz do Sul (Sindivest) e diretor da FIERGS/CIERGS. Ainda é integrante do Conselho Consultivo do SESI/SENAI Regional, do Conselho Comunitário da UNISC e membro da Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz (ASSEMP).  Também formado em Ciências Contábeis, Jacob Braun foi presidente da ACI de Santa Cruz (1986), da APESC (2006) e da CDL (1980-1981).

A empresa –  Ao longo de sua trajetória a Pitt recebeu várias premiações no âmbito estadual e nacional. Foi a primeira empresa no Brasil a receber autorização para uso da ISO 9001 em Confecções e conquistou os troféus de Qualidade Total nas categorias Bronze e Prata. Na década de 90, ficou entre as cinco melhores confecções do País, competindo com marcas famosas, segundo a avaliação do ranking da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT).

Bastante ousada no Marketing, a partir dos anos 90 a Pitt investiu forte na contratação de atores e atrizes famosos para suas campanhas.  Reynaldo Gianecchini, Marcos Palmeiras, Thiago Lacerda, Rodrigo Santoro Débora Seco, entre outros, divulgaram a marca em campanhas nacionais.

A empresa também se destacou como patrocinadora no ramo do esporte com os torneios de tênis infantojuvenil, basquete Pitt/Corinthians (campeão nacional em 1994) e corridas de carro categoria Mercedes Benz Challenge (piloto Fernando Junior, campeão nacional em 2015).Atualmente, a Pitt contribui com projetos da Lei Rouanet de incentivo à cultura e ao   esporte.

Hoje, a Pitt está caminhando para ser uma empresa sustentável. Gera sua própria energia limpa por meio de painéis solares e possui o selo EUReciclo em seus produtos, pois destina de forma correta seus resíduos.

Networking – Presente na programação de eventos da ACI há quase uma década, o Café Empresarial é um espaço para troca de conhecimentos e networking.  Recepcionados com um café da manhã, os convidados participam de uma dinâmica de apresentação e assistem a palestras com foco na área empresarial.

O evento será transmitido a partir das 9h pelas plataformas do Youtube e Facebook da ACI.  As inscrições são gratuitas para associados da entidade, até 2 pessoas por empresa, e podem ser feitas pelo fone/whatsapp (51) 3713-1400.

O Café Empresarial conta com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), UNISC, Unimed, Cindapa, Borba Imóveis, Lisaruth e Grupo Gazeta de Comunicações.

Assessoria de Imprensa ACISC