Nascia, em 02 de janeiro de 1918, sob a presidência do empresário Theodoro Schiling, a primeira entidade empresarial de Santa Cruz do Sul. Na época, denominada Praça do Comércio, mais tarde tornou-se conhecida como Associação do Comércio, Indústria e Agricultura e, por fim, nomeada como Associação Comercial e Industrial. O ideal associativista de reunir e mobilizar os setores produtivos, através de um trabalho de união voltado ao fortalecimento da classe empresarial e ao desenvolvimento da região foi o objetivo que motivou a criação da entidade e que, até hoje, orienta sua atuação.
A trajetória da ACI confunde-se com a própria história do município, cujo desenvolvimento social e econômico ajudou a construir. Ao longo dos anos, buscou espaços junto à comunidade, por meio de participações em diversos Conselhos Municipais e em entidades de representação estadual, como a Federação das Indústrias do RS (Fiergs) e Federação de Entidades Empresariais do RS (Federasul). Outro passo importante também foi a aproximação com as entidades locais, a Universidade e com os poderes constituídos em nível municipal, estadual e federal.
Esse poder de interlocução com os vários segmentos da sociedade civil organizada, aliados aos valores praticados pela entidade, pelos quais é reconhecida, dão à ACI papel de relevância e de grande influência na cena social, política e econômica regional.
Atualmente, a ACI investe na melhoria constante de seus processos de gestão, na criação de novos serviços e é considerada uma referência entre as entidades do interior do estado. Exerce um papel institucional e político muito marcante na comunidade e é chamada a se posicionar em questões que muitas vezes ultrapassam a esfera empresarial.
Desenvolver para mais 100 anos
Em 2018, a Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul comemorou seus 100 anos de atuação focada no desenvolvimento de empresas da região. Uma trajetória construída a muitas mãos, que teve na figura dos presidentes a força dos líderes que conduzem e apontam o caminho a seguir. Planejar o futuro com ações no presente é a lição aprendida com o tempo. Uma entidade só pode ser forte se a comunidade onde está inserida também for. Por isso a ACI fez do desenvolvimento regional a sua meta de atuação.
O desafio agora é preparar a entidade para mais cem anos de desenvolvimento. Uma nova história que está sendo escrita a cada dia. Acreditar, planejar e agir. É assim que ACI cria agora o seu futuro.