Emissão de certificados para exportação na ACI cresce mais de 19% em 2021

Serviço é referência na região. Crédito: Divulgação ACI

Agilidade e excelência no atendimento são apontados como diferenciais para o desempenho deste serviço na entidade

De janeiro a dezembro de 2021, a Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul emitiu 6.414 certificados para a área de exportação, cerca de 19,10% a mais que os 5.385 registrados no ano anterior. O serviço é oferecido pela entidade há mais de duas décadas e já se tornou uma referência, sendo utilizado pelas principais empresas exportadoras locais e da região.

Responsável técnica pela área, a analista de exportação da ACI, Luana Dutra, atribui a crescente procura por esse serviço na entidade a um forte trabalho de reestruturação da equipe, que foi ampliada e capacitada por meio de treinamentos para melhor atender os clientes. A agilidade é um dos pontos de destaque, possibilitando que a documentação recebida seja devolvida no mesmo dia. “Tempo vale muito no mundo os negócios e essa rapidez oferecida pela ACI certamente faz com que nossos clientes fiquem satisfeitos e retornem”.

Os certificados emitidos atestam a origem dos produtos a serem exportados, garantindo vantagens comerciais na forma de redução ou isenção de impostos, conforme os acordos comerciais estabelecidos nas negociações internacionais entre o Brasil e alguns países. A ACI é credenciada junto a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e a Federação das Entidades Empresariais do RS (Federasul) a emitir todos os tipos de certificados de exportação, inclusive os que atestam a autenticidade do tabaco, sua procedência e livre comercialização no país. Está habilitada também a conceder vistos de autenticidade em documentos de exportação e a fazer substituições. Os associados têm acesso a todos esses serviços a preços diferenciados.

Desempenho :  Os certificados comuns – para países com os quais o Brasil não tem acordo econômico – lideraram o  número de emissões  da área de exportação da ACI em 2021, totalizando  3.775 – uma leve alta em comparação a 2020, quando este número ficou em 3.670. Elevação ocorrida também nos certificados de acordos comerciais, que passaram de 726 para 847, e de autenticidade de tabaco que contabilizou 1.548 emissões contra 737 no ano anterior. Empresas fumageiras e de metalurgia foram as que mais utilizaram os serviços da entidade, seguidas pelos setores de tecnologia, sementes, entre outros.

Na ACI o serviço conta com duas analistas de exportação – Luana Dutra e Claise dos Santos –  responsáveis pela análise e assinatura dos certificados e emissão dos demais documentos, e ainda o apoio da equipe interna. “Trabalhar com excelência é o  objetivo que buscamos constantemente para  oferecer o melhor atendimento aos nossos clientes, e esses resultados demostram que estamos no caminho certo”, destaca Luana.

Certificados e serviços oferecidos pela ACI na área de exportação:

• Certificado de Origem  Mercosul, Chile, Bolívia; Comunidade Andina, ALADI, Índia e Comum; Israel, Egito e Sacu
  • Certificado de Origem Sistema Geral de Preferências Comerciais – SGPC
  • Certificados de Autenticidade do Tabaco
  •     Certificados de Procedência
  • Certificado de Livre Venda
  • Vistos de autenticidade em documentos de exportação