Tá na Hora: CEO da maior indústria do RS fala sobre sustentabilidade na área empresarial

Mauricio Harger é o painelista do encontro
Foto: divulgação

O Environmental, Social and Governance (ESG) sigla em inglês para práticas ambientais, sociais e de governança, ganha cada vez mais importância e protagonismo no mundo corporativo. Articulador e líder de um projeto bilionário nesta área – o BioCMPC – considerado o maior investimento em ESG da história do Rio Grande do Sul, o diretor geral da CMPC  Brasil, Mauricio Harger é o palestrante da edição de agosto da reunião-almoço Tá Na Hora. Promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz, o tradicional evento empresarial ocorre no dia 16, ao meio dia, no restaurante do Hotel Águas Claras. “A influência da sustentabilidade nos negócios” é o tema do encontro que traz a experiência do CEO da maior indústria do Estado, conforme o índice de Valor Ponderado de Grandeza (VPG), divulgado pelo jornal Valor Econômico/2021.

Formado em Engenharia Mecatrônica (PUC Minas) com MBA em Gestão Estratégica de Negócios pelo ITA-ESPM e especialização em finanças avançadas pelo News York Institute of Finance, Mauricio Harger iniciou sua trajetória executiva em 2004, na Wavin (ex-Mexichem, detentora da marca Amanco Wavin). Na organização ocupou o cargo de presidente para o Brasil (de 2012 a 2018) e de CFO para América Latina, respondendo por 13 países. Foi eleito pela revista Forbes, em 2014, como um dos 10 principais CEOs brasileiros, até 40 anos.

Em 2018, assumiu o comando da CMPC no Brasil, empresa do setor de celulose e papel. Sob sua gestão, a organização atingiu o recorde histórico de produção da unidade industrial de Guaíba (RS), ultrapassando a marca de dois milhões de toneladas de celulose produzidas em 12 meses.

Focado em promover melhorias na unidade industrial em sustentabilidade e eficiência operacional, Harger liderou a construção do BioCMPC, projeto orçado em R$ 2,75 bilhões.   Do total de resíduos sólidos gerados na produção de celulose pela empresa, 99,8% são reciclados. Ao todo são geradas 600 mil toneladas por ano da produção de celulose que são tratados no Hub CMPC de Economia Circular e, posteriormente, transformados em mais de 15 novos produtos como fertilizante orgânico para o solo, chapas de madeira MDF, matéria-prima para produção de cimento, palmilhas de calçados, caixas de ovos, entre outros.

Em 2022, com a divulgação do anuário Valor Grandes Grupos, do jornal Valor Econômico, a CMPC se destacou ao ficar em 11º lugar no ranking dos 20 Maiores Patrimônios Líquidos da Indústria no País. A empresa é a única representante gaúcha a estar presente no indicador.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria da ACI (Rua Venâncio Aires, 633 – sala 04) ao preço de R$ 80,00 para associados R$ 100,00 para não associados. Informações e reservas pelo fone/whatsapp (51) 3713-1400 ou e-mail aci@acisantacruz.org.br

Esta edição do Tá Hora conta com a parceria da vice-presidência Regional da FIERGS/CIERGS. São patrocinadores do evento JTI, BRDE, Philip Morris Brasil, UNISC, BAT Brasil, Safe Investimentos – XP, Universal Leaf e Gazeta Grupo de Comunicações.