Santa Cruz sedia Fórum Rumos do Rio Grande para o Desenvolvimento Econômico Sustentável

Mais de 150 pessoas, entre lideranças empresariais, políticos e autoridades da região participaram do Fórum Itinerante Rumos do Rio Grande para o Desenvolvimento Econômico Sustentável, realizado nesta sexta-feira (09), no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul.  O evento integrou a programação do Tá na Hora Especial, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz, que tem o patrocínio do Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Souza Cruz, Unimed, JTI, Universidade de Santa Cruz (UNISC), Universal Leaf e City Car Aluguel de Veículos.

A iniciativa, idealizada pelo Fórum Nacional Permanente das Parcerias Público-Privadas – PPPs, buscou propor uma agenda positiva para apresentar as ações do atual governo gaúcho, nas diferentes pastas, visando ampliar os atuais investimentos e estimular novos, a partir deste modelo de parceria entre o Estado e a iniciativa privada.

Cinco secretários de Estado foram painelistas no evento: Ruy Irigaray, de Desenvolvimento Econômico e Turismo; Luis Lamb, de Inovação, Ciência e Tecnologia; Claudio Leite Gastal, de Governança e Gestão Estratégica; Bruno Vanuzzi, de Parcerias do Estado e Artur Lemos, de Meio Ambiente e Infraestrutura – além do Procurador Geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa.

Os painéis abordaram os temas Desenvolvimento Econômico e Turismo, Inovação e Tecnologia, Gestão e Governo 4.0, Infraestrutura e Sustentabilidade, Programa RS Parcerias e Segurança Jurídica.

O presidente da ACI, Lucas Rubinger, falou na abertura do encontro. Destacou a importância do evento para a comunidade regional e de forma especial para a ACI, “que coroa com êxito a proposta desta gestão de trazer temas relevantes para os setores empresariais como pauta para o Tá na Hora”. Também fez uma provocação aos secretários presentes, sobre a falta de envolvimento do Estado na Casa do Turista, em Santa Cruz, e quanto ao funcionamento da subestação de energia, em Candelária.

“A oportunidade de conhecer o que o governo gaúcho está fazendo nestes sete meses de atuação para o desenvolvimento do Estado é a principal proposta do Fórum”, frisou Marcino Fernandes Rodrigues Junior, presidente do Fórum Nacional de PPPs, em sua fala.  Segundo ele, essa agenda positiva e o diálogo com as comunidade do Estado é fundamental para se criar um ambiente que favoreça o empreendedorismo.

O município foi o primeiro do Estado a receber o evento. Também receberão o Fórum este ano as cidades de Santa Maria, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Livramento, Uruguaiana e Passo Fundo.

Inovação e Turismo

Os secretários Luis Lamb, de Inovação, Ciência e Tecnologia, e Ruy Irigaray, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, foram os palestrantes do primeiro painel. A medição ficou a cargo do Secretário de Desenvolvimento Econômico e vice-presidente de Indústria da ACI, César Cechinato.

“O Estado precisa passar por um processo de modernização interno e externo”, afirmou o Secretário Luis Lamb. A Inteligência artificial, o crescimento da tecnologia e da automação estão impactando no trabalho, avalia. Segundo ele, o Rio Grande do Sul é diferencial no País pela  capacitação de seu capital humano  e o ambiente empreendedor.

Lamb destacou que a inovação integra os eixos do atual governo gaúcho  e que está intimamente ligada ao desenvolvimento empreendedor. “Somos um Estado onde a inovação se destaca”, frisou, citando como exemplos o  Pacto da Inovação – com o apoio do Badesul,  e os projetos  Promove Lajeado e Conectividade –  para oferecer internet  de alta velocidade às escolas , além do apoio às startups.

Agregar valor às matrizes econômicas, às tecnologias promotoras de desenvolvimento em cada matriz, para gerar inovação nos negócios, é o objetivo da sua pasta e do governo, afirmou.

“Desburocratizar para crescer é o caminho que o Rio Grande do Sul  está buscando neste momento”, avalia o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray. Ressaltou a necessidade de investir em infraestrutura para dar suporte também ao desenvolvimento do Turismo  no Estado e ao grande potencial de crescimento que o setor oferece. Hoje, RS é o segundo destino turístico do País e o quinto da América Latina. “Temos que pensar na infraestrutura e em projetos de Estado, como o “Qualificação no Turismo”, que visa não somente atrair  turistas, mas qualificar os destinos, inclusive os administrações municipais ligados ao setor”, afirma  Irigaray.

A força das Parceriais

Os Secretários Claudio Leite Gastal, de Governança e Gestão Estratégica, e Bruno Vanuzzi, de Parcerias do Estado, apresentaram o segundo painel do Fórum, que teve mediação do vice-presidente da ACI, Gabriel Borba.

“Para avançar e fazer mudanças é fundamental a articulação com o setor privado”, destacou o Claudio Gastal. O secretário mencionou o êxito da Mobilização Regional Duplica 287 – que conseguiu incluir a concessão da rodovia no Plano de Parcerias do Estado, com vistas a sua duplicação.  Disse que é importante a sociedade assumir o protagonismo e que esta  forma de atuação – unindo o público e o privado – deve ser levada para o governo .

Frisou que é necessário um processo de governança claro para a retomada do desenvolvimento. “A sociedade com qualidade de vida e capacidade de desenvolver o empreendedorismo, com serviços ágeis. Um Estado sustentável, com governança e gestão”, argumentou Gastal.  O secretário também defendeu a desburocratização do RS e incluir o Estado definitivamente na era digital, por meio de investimentos em inovação e em tecnologia.

O Secretário Bruno Vanuzzi, explicou a parte conceitual das Parcerias Público-Privadas (PPPs). “Não é porque o serviço é público que precisar ser estatal”, ressaltou Vanuzzi.

Segundo o secretário, hoje é o melhor momento do Brasil para fazer esses contratos. “Precisamos capturar a eficiência do setor privado para os serviços públicos”, afirmou.

Meio ambiente e segurança jurídica

O terceiro e último painel do Fórum foi apresentado pelo secretário Artur Lemos, de Meio Ambiente e Infraestrutura, e o Procurador Geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa. Atuou como mediador Paulo Roberto de Sousa Bigolin, Diretor de Negócios da ACI.

Unificar meio ambiente e infraestrutura, mostrar que essa união é viável e visa dar equidade ao planejamento é o maior desafio da sua pasta, explica o secretário Artur Lemos.  “Desenvolver é proteger o meio ambiente. É preciso desacelerar a degradação e desenvolver com proteção ambiental”, salienta.  Defendeu também investimentos e avanços nas energias limpas.

Atualizar o Código Ambiental do Estado com o objetivo de dar previsão legal ao licenciamento por adesão e compromisso é o principal projeto em andamento. Segundo o secretário, para trabalhar o planejamento é preciso unificar a base de dados do meio ambiente e inovar.

Já o procurador Geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, apresentou como atua a advocacia do Estado e a importância da confiabilidade  nesse processo para gerar segurança jurídica.Defendeu que o serviço público estadual pode ser de qualidade, com mais agilidade e menos burocracia nos processos.

Ausência do governador

O governador do Estado, Eduardo Leite, não pode estar presente ao Fórum. Ele seria o palestrante da reunião-almoço com lideranças  empresariais, políticos e demais autoridades da região.  O mau tempo em Frederico Westphalen onde tinha agenda pela manhã, tornou inviável o deslocamento de governador gaúcho para o município. Em um vídeo, que encaminhou para os participantes do evento, Eduardo Leite explicou a ausência involuntária e desculpou-se pelo ocorrido.

No encerramento do evento, a corte da 35º Oktoberfest e o presidente da Festa, Ênio Wermuth fizeram uma aparição, trazendo o convite para a Festa da Alegria, que este ano ocorre de 09 a 20 de outubro, no município.

 

Assessoria de Comunicação