Sacyr Concessões confirma instalação de sede em Santa Cruz

Representantes da empresa visitaram a ACI em fevereiro

A empresa Sacyr Concessões, administradora da RSC 287, confirmou a instalação de sua sede em Santa Cruz do Sul. A informação foi confirmada na tarde desta sexta-feira (15) à Associação Comercial e Industrial (ACI) do município, por fontes da própria Diretoria da empresa. Principal liderança do movimento Duplica RSC 287 na região e protagonista do convite para que a empresa se instalasse na cidade, as lideranças da entidade comemoraram muito a decisão da Sacyr.

Em dezembro, quando houve o leilão que definiu a empresa responsável pela concessão da obra de duplicação do trecho entre Tabaí e Santa Maria da rodovia, realizado na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo, a ACI enviou uma comitiva para acompanhar presencialmente o evento. O presidente da entidade, Gabriel Haas de Borba, o empresário Lucas Rubinger, ex-presidente da entidade e um dos líderes do movimento na época, junto com o vice-presidente da ACI na atual gestão, César Cechinato, não somente acompanharam o leilão como entregaram aos diretores da empresa Sacyr Concessões um documento de apresentação de Santa Cruz.

A ideia foi mostrar ao grupo o potencial do município, em termos econômicos e de localização, para abrigar a sede administrativa da concessionária. O convite foi novamente reforçado na visita que representantes da empresa fizeram à entidade, em fevereiro deste ano.

Para Gabriel Borba, a decisão da Sacyr foi uma importante conquista para o município. “Mais uma vez a ACI comemora a geração de emprego e renda, uma bandeira que historicamente integra os objetivos da entidade. E, neste caso em especial, estamos falando na geração de muitos empregos e impostos para Santa Cruz, além da duplicação, que representa um ganho para o município e o Estado.”

Para o empresário Lucas Rubinger, principal líder do movimento Duplica RSC 287 a concessão da rodovia representa uma vitória para toda a comunidade regional. “Essa luta, que passou por gerações, finalmente vai acontecer a um preço justo para a comunidade, com a expectativa de serviços melhores, e a preservação da vida dos que trafegam na rodovia, que é um dos principais ganhos que esta obra deve trazer.”

Saiba mais: Com o objetivo de reivindicar mais segurança à vida e o contínuo desenvolvimento para as regiões pelas quais a rodovia RSC 287 passa, criou-se o Duplica 287. Um movimento que uniu as entidades empresariais do Vale do Rio Pardo, Jacuí Centro e Centro, junto com outras lideranças regionais. Em um todo, uniu 39 entidade, de 13 municípios diferentes, em busca da duplicação RSC 287.
A mobilização foi em defesa da inclusão da rodovia no Programa de Parceria de Investimentos (PPI) do governo do Estado, visando a duplicação da 287 a partir do investimento privado. Em setembro de 2020, o governador Eduardo leite assinou o edital que autorizou a concessão da obra à inciativa privada. Finalmente com a realização do leilão, em dezembro, foi confirmada a Sacyr Concessões como a empresa que vai administrar a rodovia nos próximos 30 anos.