Desenvolvimento Econômico do Estado foi tema em debate no Tá na Hora

Evento foi híbrido, com a presença restrita de convidados e transmissão online
Crédito: Lauri Pretzel

Mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia, o governo gaúcho está empenhado em promover o desenvolvimento da economia do Estado. Esse foi o recado dado pelo secretário estadual de desenvolvimento econômico, Edson Brum, no Tá na Hora online, realizado na manhã desta quinta-feira (20), em Santa Cruz do Sul. Promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) do município, o encontro reuniu um restrito grupo de convidados na entidade, com a presença de perfeitos da região, técnicos do Banco Regional de Desenvolvimento Econômico (BRDE) e da agência de fomento Badesul, RS Garanti e Fundopem, além de representantes das empresas patrocinadoras do evento e diretores da ACI. Houve transmissão simultânea pelas plataformas do YouTube e Facebook da entidade

A iniciativa integra um roteiro de visitas da secretaria pelo interior gaúcho, com o objetivo de avaliar o cenário econômico atual e debater, junto com as lideranças de cada localidade, perspectivas de estímulo à economia do município e região, por meio de ações do governo estadual. O presidente da ACI, Gabriel Haas de Borba e o vice, Cesar Cechinato, conduziram o evento, que contou ainda com a presença do vice-prefeito de Santa Cruz, Elstor Desbessell, da prefeita de Sinimbu, Sandra Marisa Roesch Backes, e do seu vice, Jackson Rabuske, além do vice de Vera Cruz, Clauderio Valmor Ferreira.  São patrocinadores do Tá na Hora o BRDE, Philip Morris Brasil, Unimed, BAT Brasil, UNISC e JTI.

Em sua apresentação, Edson Brum fez uma análise dos aspectos econômicos, geográficos e de infraestrutura que colocam Santa Cruz do Sul e a região em uma posição estratégica no Estado, com um centro econômico com grande potencial de atrair e gerar novos investimentos.  Destacou a importância de empreendimentos como a ferrovia Norte-Sul e a viabilização do porto em Rio Pardo, explorando o potencial hidrográfico da região, para escoar a produção e reduzir custos. Ações que, segundo ele, estão sendo trabalhadas nas esferas política e técnica pela administração estadual.

Disse que o governo do Estado está comprometido em pulverizar recursos nos diversos segmentos da economia, principalmente nos que foram mais afetados pela pandemia. Neste sentido, destacou o programa gaúcho de auxílio emergencial, as operações do RS Garanti, e as linhas de investimento e crédito disponibilizadas pelo Banco Regional de Desenvolvimento Econômico (BRDE) e pelo Badesul, além de outras ações do governo com vistas a desburocratizar o acesso a novos empreendimentos no Estado.

Fundopem – Um dos assuntos mais aguardos foi a reforma operacional do Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem/RS) que prevê maior facilidade para aquisição do incentivo. A principal novidade é a criação do Fundopem Express, um incentivo sem financiamento, destinado a pequenas e médias empresas.  A documentação e as etapas exigidas também serão mais simples e o prazo para fruição pode reduzir para até 80 dias.

O secretário mencionou também a Reforma do Programa de Desenvolvimento Industrial (Proedi). A nova lei estenderá o benefício a atividades como logística, serviços e armazenamento, que estão relacionadas à indústria. Prevê abatimento de 90% no valor da área para indústrias e de 50% para outras atividades. Outra possibilidade de inclusão é criação de condomínios empresariais por meio de parceiras público-privadas.

A prorrogação por mais de 90 dias da cobrança das taxas da Junta Comercial e o fim Imposto de Fronteira (DIFAL), que pôs fim à guerra fiscal entre os estados na atração de empreendimentos, também foram citadas pelo secretário como ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.

“Em 2021, mesmo com os reflexos da pandemia, houve mais de R$ 80 milhões de novos investimentos no Rio Grande do Sul. Estamos trabalhando para agilizar e desburocratizar todos os processos necessários para fomentar o desenvolvimento”, destacou Brum.

Na avaliação do presidente da ACI, Gabriel Haas de Borba, o evento foi uma importante oportunidade de compartilhar informações e aproximar os empreendedores das decisões do governo do Estado. “Estimular essa proximidade do setor público da inciativa privada é sem dúvida uma forma de estabelecer parcerias e promover o desenvolvimento da economia”.