Comitê de Compliance ACI

Gestão de Riscos foi tema da primeira reunião do grupo

 

“A Gestão de Riscos auxilia a empresa a diminuir as perdas, aumentando a competitividade e consequentemente a lucratividade do negócio”, afirma Carlos Alberto Köhler, consultor internacional em Segurança Integral, Gestão de Riscos e Prevenção de Perdas.  Palestrante da primeira reunião do Comitê de Compliance da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz, o especialista falou sobre o tema para empresários, gestores e profissionais de empresas reunidos no auditório da entidade, na tarde desta terça-feira (27).

Em tempos de globalização e forte concorrência, ações que reduzam perdas e impactem positivamente nos resultados das organizações são diferenciais que precisam ser observados pelos gestores, destaca Köhler.  Profundo conhecedor do assunto – é graduado em Segurança Pública, pós-graduado em Segurança Privada e autor do livro Gestão da Segurança Patrimonial: aplicação do método PDCA –  a partir de sua experiência trouxe elementos para provocar reflexões  sobre a importância da gestão de riscos no ambiente corporativo.

O consultor explica que dependendo da empresa, existem algumas naturezas de riscos – estratégica, financeira, operacional, de imagem e compliance.  Como em todas essas áreas, também o compliance – que são as normas internas e de governaça da organização. – precisa de gestão de riscos para reduzir eventuais prejuízos. “Quanto mais perdas a empresa tiver, quanto mais for suscetível a riscos, maior é o impacto na sua lucratividade”, pontua.

Padronização – O tema é tão importante que em 2009 teve início um movimento mundial, liderado pelas grandes corporações, para a padronização da gestão de riscos.  “Ao mesmo tempo em que existe um time dentro de uma empresa para comercializar produtos ou pensar em inovações, existem hoje em muitas empresas diretorias especializadas, voltadas à eliminação de perdas”, ressalta Köhler, que defende essa prática como uma ação indispensável para garantir a competitividade do negócio, independe do seu porte ou segmento.

Estimular o debate sobre a prática do compliance e seus benefícios no meio empresarial são objetivos do Comitê de Compliance da ACI. Formado por profissionais com experiência no assunto – o economista Gualter Baptista Junior, o administrador Ernani Baier e o advogado Cláudio Roberto Soares da Silva, além do diretor executivo da ACI, Cassiano Steinhaus – mensalmente o grupo promoverá um encontro aberto ao público, na entidade, enfocando temas de interesse na área. Essa foi a primeira edição do evento.