Comissão de RH: “Ser protagonista da própria carreira é competência para sucesso profissional”

Qual o propósito de sua vida? Responder a esse questionamento é peça-chave para definir uma carreira de sucesso, segundo Ricardo Haag, Board Member da Page Group, maior empresa do planeta de recrutamento e seleção de executivos. Palestrante da edição de outubro da Comissão de RH da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz, Haag falou para empresários e profissionais de empresas na noite de quinta-feira (31), no auditório da entidade. 4ª Revolução! Novas fórmulas para o mesmo propósito” foi  o tema do debate  que trouxe importantes reflexões sobre competências e comportamentos  que os profissionais precisam desenvolver para serem bem-sucedidos neste momento de transformação.

Além de uma carreira sucesso como executivo – diretor da Page Executive e Page Interim no Brasil –  Ricardo Haag é piloto de automobilismo (com diversos títulos) e palestrante renomado nas áreas de mercado de trabalho. O caminho que percorreu até construir a carreira que queria exigiu muitas escolhas difíceis e uma grande dose de comprometimento com o seu autodesenvolvimento. Compartilhar essas experiências de vida e os conhecimentos profissionais que acumulou foi o mote de sua palestra.

Protagonismo – Segundo  Haag, a relação empregador  e empregado mudou radicalmente nos últimos anos e isso exige tanto da empresa quanto do profissional uma adaptação muito grande. “No passado, as empresas tinham 100% de responsabilidade de reter e desenvolver seus talentos humanos, hoje em dia são os profissionais que precisam ter o protagonismo no seu processo de autodesenvolimento”, afirma.

A tecnologia tem um papel importante na 4ª Revolução – os computadores cognitivos e a inteligência artificial deram uma nova dimensão às atividades mercadológicas – contudo, entende que nada acontece sem o ser humano. Para o especialista, a 4ª Revolução é basicamente humana, pois as pessoas são o ativo mais importante de qualquer empresa, as responsáveis por colocar os projetos em prática, buscar o desenvolvimento e a performance do negócio.

Destaca que existe uma série de oportunidades no mundo desde que a pessoa esteja disposta a trabalhar suas competências comportamentais. Entre as principais estão a inteligência emocional, o protagonismo, o autoconhecimento e o foco, para saber onde se quer chegar.

“É preciso haver uma coerência. Primeiro de tudo a pessoa se conhecer, saber qual é o seu propósito, a  sua ambição na carreira, onde quer chegar. Depois, estar disposta a pagar esse preço.”  Ter uma disponibilidade de sacrifício maior do que sua ambição aumenta as chances de sucesso, afirma,  se for menor, fica mais difícil.  “Vejo muitas vezes nas empresas pessoas com uma ambição muito alta e com uma disponibilidade de sacrifício não tão alta. Se quero ser presidente da empresa certamente terei que trabalhar muito mais para chegar lá”.

Comissão de RH – Realizadas mensalmente, as reuniões da Comissão de RH da ACI buscam orientar empresários e profissionais da área sobre assuntos de interesse do meio empresarial. São patrocinadores do evento a Agemed, LL Treinamentos e Faculdade América do Sul.