ACI apoia projeto para conceder auxílio ao pagamento de aluguéis a empresas do município

O presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, Gabriel Haas de Borba, manifestou apoio ao projeto de Lei 33/L2020, de autoria do vereador Cesar Cechinato (PSDB), que propõe alterar a Lei que rege a política de incentivo às empresas industriais, comerciais e prestadoras de serviços sediadas no  município. A intenção é que seja instituído na cidade um Programa Emergencial concedendo auxílio a essas empresas para pagamento de parcela de locação de imóveis.

Na segunda-feira (3), a ACI encaminhou ao presidente da Câmara de Vereadores, Elstor Desbessel, correspondência onde oficializa o apoio à proposta. Os argumentos da entidade destacam os efeitos econômicos causados pelas restrições impostas pela Covid-19 às empresas do município e que os aluguéis, assim como a folha de pagamento, representam as principais despesas para manutenção das atividades empresariais. Por fim, lembra que “defender os interesses da classe em geral e de seus associados em particular” é a principal razão da existência da ACI.

Reforma Tributária – O presidente da entidade também participou da sessão especial da Câmara que discutiu questões relativas ao projeto do governo do Estado sobre a reforma tributária. Gabriel Haas de Borba usou a palavra para defender a necessidade de fazer uma maturação maior e um debate mais amplo, com a participação das entidades empresariais, sobre o tema.  “Até para que a reforma federal, já em curso, encontre pontos de convergência com  a reforma proposta pelo Estado”, declarou. Elogiou algumas iniciativas, como desburocratização, mas entende que da forma como está acontecendo, sem  a participação mais efetiva das lideranças empresarias, inclusive das Federações, pode dificultar o consenso.